Connect with us

Cargos e salários

Pesquisador em ciências da computação e informática – O que faz, Salário, Formação, CBO

Published

on

Veja o que faz, quanto ganha um Pesquisador em ciências da computação e informática, as melhores empresas e vagas de emprego para pesquisadores, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de pesquisa,ciências da computação, informática e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Pesquisador em ciências da computação e informática:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Pesquisador em ciências da computação e informática

  • Jornada de trabalho: 41h
  • Piso salarial: R$4.710,92
  • Salário médio: R$6.635,10
  • Maior salário: R$10.027,16
  • Salário hora: R$32,48
  • Código da profissão: CBO 203105

Atribuições do cargo de Pesquisador em ciências da computação e informática

Desenvolvem pesquisas científicas em ciências naturais e exatas tais como, computação e informática, meio ambiente, química, física e matemática, coletando, analisando e tratando dados físicos, químicos, biológicos, culturais e de fontes secundárias. Criam metodologias, técnicas, equipamentos e ferramentas para pesquisa com a realização de experimentos e a construção de modelos e teorias. Elaboram projetos e coordenam atividades de pesquisa, formam recursos humanos, disseminam conhecimentos científicos. Podem prestar serviços de consultoria, realizar avaliações em p&d, bem como dar aulas.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Os titulares dessas ocupações detêm escolaridade mínima de nível superior completo e é comum apresentarem formação pós-universitária. A experiência anterior exigida pode variar conforme o local do exercício das ocupações, variando de um a cinco anos. Para os titulares é esperada experiência na função que ultrapasse os cinco anos. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Os profissionais da família atuam, principalmente, em pesquisa e desenvolvimento e no ensino, geralmente em universidades e instituições de pesquisas públicas ou privadas. Desenvolvem suas atividades em equipes e seu vínculo de trabalho costuma ser como empregado celetista, mormente no setor privado, ou como estatutário no setor público. Estes profissionais trabalham com supervisão ocasional com jornada de trabalho diurna em locais fechados, sendo que o pesquisador em ciências da terra e meio ambiente pode trabalhar a céu aberto. No exercício de algumas das suas atividades, os pesquisadores em ciências da terra e meio ambiente podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Registra-se também que estes pesquisadores, juntamente com os pesquisadores da física e da química, eventualmente, podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos e radiações.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

DESENVOLVER PESQUISAS CIENTÍFICAS EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

  1. Coletar dados de fenômenos físicos;
  2. Coletar dados de fenômenos químicos;
  3. Coletar dados de fenômenos biológicos;
  4. Coletar dados de fenômenos culturais;
  5. Coletar dados em fontes secundárias;
  6. Analisar dados;
  7. Tratar dados com técnicas quantitativas;
  8. Tratar dados com técnicas qualitativas;
  9. Desenvolver metodologias e técnicas;
  10. Desenvolver equipamentos e ferramentas para realização de pesquisa;
  11. Realizar experimentos;
  12. Criar modelos e teorias;
  13. Validar modelos e teorias;

DISSEMINAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO

  1. Redigir relatórios de pesquisa;
  2. Submeter trabalhos científicos para publicação;
  3. Organizar eventos para comunidade científica;
  4. Organizar coleções científicas;
  5. Preparar trabalhos para divulgação junto à comunidade não científica;
  6. Organizar visitações à instituições de pesquisa;
  7. Organizar eventos para comunidade não científica;
  8. Divulgar informações em meios de comunicação;

FORMAR RECURSOS HUMANOS

  1. Orientar estudantes de ensino médio,graduação e pós-graduação;
  2. Ministrar cursos e palestras;
  3. Realizar atividades acadêmicas;
  4. Treinar equipe de trabalho;
  5. Selecionar público-alvo;
  6. Preparar material didático;

ELABORAR PROJETO DE PESQUISA

  1. Definir área de atuação da pesquisa;
  2. Realizar pesquisa bibliográfica;
  3. Definir objetivos e metodologia;
  4. Definir cronograma de trabalho;
  5. Definir equipe de trabalho;
  6. Orçar custos de projeto;
  7. Definir parâmetros de avaliação do projeto;
  8. Definir impactos da pesquisa para sociedade e meio ambiente;

COORDENAR ATIVIDADES DE PESQUISA

  1. Captar recursos financeiros;
  2. Estabelecer parcerias e colaborações;
  3. Recrutar equipe de trabalho;
  4. Administrar recursos humanos;
  5. Administrar recursos financeiros;
  6. Implantar infra-estrutura de pesquisa;
  7. Descrever procedimentos técnicos;
  8. Monitorar desenvolvimento de projeto de pesquisa;
  9. Prestar contas de despesas de projetos;

REALIZAR ATIVIDADES DE CONSULTORIA E AVALIAÇÃO EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

  1. Avaliar projetos de pesquisa;
  2. Assessorar setor público e privado na solução de problemas técnicos;
  3. Emitir pareceres técnicos sobre trabalhos científicos submetidos a publicação;
  4. Participar de bancas examinadoras;
  5. Participar de comitês normativos;
  6. Fornecer subsídios científicos para formulação de políticas públicas;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

  1. Demonstrar criatividade;
  2. Desenvolver capacidade de síntese;
  3. Desenvolver senso crítico;
  4. Desenvolver raciocínio lógico;
  5. Demonstrar persistência;
  6. Revelar espírito de investigação;
  7. Desenvolver acuidade;
  8. Demonstrar iniciativa;
  9. Trabalhar em equipe;
  10. Desenvolver expressão escrita;
  11. Desenvolver expressão oral;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Equipamentos de medição;
  2. Utensílios de laboratório;
  3. Equipamento de informática;
  4. Aplicativos computacionais;
  5. Literatura técnica especializada na área;
  6. Ferramentas operacionais (de campo e laboratório);
  7. Equipamentos para coleta de amostras;
  8. Recipientes para armazenamento de amostras;
  9. Reagentes químicos;
  10. Fonte de radiação eletromagnética;
  11. Equipamentos de caracterização física e química;
  12. Equipamentos de proteção individual;
  13. Equipamentos de comunicação;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Pesquisador em ciências da computação e informática;
  2. Pesquisador em ciências da terra e meio ambiente;
  3. Pesquisador em física;
  4. Pesquisador em matemática;
  5. Pesquisador em química;

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Adelina Pinheiro Santos;
  • Carlos Eduardo Silva Andrade;
  • Corina Da Costa Freitas;
  • Jacqueline O. Amorim;
  • José Domingos Ardisson;
  • Lilian Viana Leonel;
  • Luciano Artemio Leal;
  • Luciano Vieira Dutra;
  • Max Passos Ferreira;
  • Rhoneds Aldora Rodrigues Perez Da Paz;
  • Suzana Candida Fornari;
  • Waldemar Augusto De Almeida Macedo;

INSTITUIÇÕES

  • Centro De Desenvolvimento Da Tecnologia Nuclear – Comissão Nacional De Energia Nuclear (Cdtn-cnen);
  • Departamento De Matemática – Universidade Federal De Minas Gerais (Ufmg);
  • Fiat Automóveis S.A.;
  • Instituto Nacional De Pesquisas Espaciais (Inpe);
  • Museu Nacional, Universidade Federal Do Rio De Janeiro (Ufrj);

Instituição Conveniada Responsável

Centro De Desenvolvimento E Planejamento Regional – Cedeplar – Fundep – Ufmg

Fonte: Ministério do Trabalho

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *