Connect with us

Empreendedorismo

Microempreendedor

Published

on

Com a lei criada em 2009 o Microempreendedor brasileiro (profissionais autônomos e microempresários) já podem  legalizar sua profissão, obtendo benefícios previdenciários e isenções fiscais. O governo brasileiro criou o Microempreendedor Individual (MEI) com o objetivo de mostrar que é possível lucrar muito mais sendo formalizado do que trabalhando de maneira informal.

A formalização é totalmente gratuita e pode ser feita pela internet. O MEI possuirá, então, direitos e deveres. Leia os tópicos abaixo e conheça um pouco mais o MEI e saiba o que fazer para ser formalizado.

Microempreendedor individual

Para ser um microempreendedor individual é preciso estar enquadrado em algumas características. Um MEI pode ter um faturamento anual de, no máximo, 60 mil reais. Não deve ser titular, sócio ou administrador de outra empresa. Seu ramo de atividade deve constar no Anexo III da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional de número 94/2011. E ele deve ter, no máximo, um empregado.

Ao ser formalizado, o MEI terá deveres tributários. É cobrada uma taxa mensal, que varia de acordo com o ramo do negócio. O pagamento é feito através de uma guia de recolhimento chamada Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), emitida pelo Portal do Empreendedor.

Portal do microempreendedor

Depois de verificar se seu trabalho se enquadra nas regras e analisar se ele está de acordo com a Lei Complementar nº 128/2008, é necessário iniciar o processo de formalização. O cadastramento é gratuito e tem orientação total do Sebrae.

Advertisement

Para inicializar o processo de formalização é preciso entrar no Portal do Empreendedor, um site do Governo Federal, para preencher o cadastro. Depois que todos os seus dados forem confirmados, você já será considerado um microempreendedor individual. Você precisa apenas guardar toda a documentação que comprova que você é um MEI.

Também é possível fazer a formalização através de escritórios e empresas que optaram pelo Simples Nacional. No Portal do Empreendedor você poderá ver em quais lugares da sua cidade é possível fazer isso.

MEI microempreendedor

Com a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a categoria do MEI foi criada em julho de 2009. Quem trabalha individualmente poderá ser legalizado através da criação de um CNPJ, que facilitará empréstimos, emissão de notas fiscais e aberturas de contas em banco.

Com a sua formalização como MEI, você passa a fazer parte do Simples Nacional. Dessa forma, estará isento de tributos federais como PIS, Cofins, IPI, CSLL e Imposto de Renda. Além disso, receberá benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros. No site do Sebrae você encontra uma lista com todas as atividades permitidas na formalização.

Microempreendedor individual Sebrae

Ao ser formalizado como MEI, o empresário pode ter uma assessoria do Sebrae. Além disso, o órgão possui vários cursos para ajudar o microempreendedor a se desenvolver. Conheça alguns deles:

Advertisement
  • Planejamento Estratégico;
  • Sucessão Empresarial;
  • Tendências e Inovações em Serviços de Alimentação;
  • Análise e Planejamento Financeiro;
  • Como Vender Mais e Melhor;
  • Formação do Preço de Venda;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Negociação;
  • Oportunidades e Visão de Negócios;
  • Programa Varejo Fácil – Técnicas de Venda.

O Sebrae ainda conta com o programa SEI, que objetiva ensinar o microempresário a ter uma gestão eficiente e lucrativa. São diversas soluções para pontos essenciais nos negócios, como vendas, compras, planejamento e controle de caixa.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Empreendedorismo

Finanças Pessoais

Published

on

By

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa importante área e, por consequência, ter uma vida menos estressante, sem aquelas preocupações financeiras que são capazes de tirar o sono à noite.

Na hora de lidar com suas finanças, “controle” é a palavra-chave. Se tudo está indo de mal a pior, basta repensar seus gastos e achar a resposta. Para isso, existem várias ferramentas que podem lhe ajudar. E a melhor parte é que muita coisa não irá custar nada! Basta realmente querer deixar o caos financeiro para trás e reorganizar seus hábitos, pensando melhor o uso do seu dinheiro.

Controle de finanças pessoais

Um dos grandes vilões das finanças pessoais é o cartão de crédito, pois é uma forma muito prática de gastar. E quanto mais você gasta, mais crédito obtém. Essa praticidade parece cegar a maioria para o fato de que os juros são exorbitantes. Somando os fatores, obtém-se uma bola de neve com potencial desastroso: crédito disponível, gastos impensados, incapacidade de pagar a totalidade da dívida, soma-se os juros, e assim por diante.

Se você quer superar esse obstáculo, é preciso ter em mente que empréstimos e compras a prazo não vão te permitir evoluir no controle financeiro. É necessário aprender a lidar com seu salário líquido da melhor forma possível: pense primeiro nas necessidades básicas (como o aluguel), depois nas prioridades (como a quitação de uma dívida), guarde uma parte a fim de obter um confortável “pé de meia” e só então pense no lazer.

E caso lidar somente com seu salário realmente não seja viável e você precise se valer de crédito, opte por um empréstimo consignado, com taxas menos abusivas. Abandone o dinheiro de plástico e suas vantagens ilusórias.

Advertisement

Aplicativo finanças pessoais

Diversos segmentos de nossas vidas foram beneficiados pela tecnologia. Quando se trata do controle de finanças pessoais, a coisa não é diferente. Existem vários aplicativos para celular que irão lhe ajudar a ter uma vida financeira mais saudável.

Algumas opções gratuitas para Android são: Mobilis Finance Manager, Easy Money, Money Lover; para iPhone, pode optar, entre outros, pelo Moni ou Finance. Cada um possui suas especificidades, e a gratuidade desses aplicativos permite testar qual melhor vai lhe servir.

Planilha finanças pessoais

Uma alternativa mais clássica ao uso dos aplicativos para celular são as planilhas financeiras, que também existem aos montes, com modelos variados e opções próprias para quem deseja controlar os gastos.

Uma boa pedida para o seu controle financeiro é o Orçamento Pessoal, desenvolvida por Mauro Calil, da Academia do Dinheiro, para ser usada através do Excel. Essa planilha divide os gastos entre essenciais e impulsivos, o que permite manter suas finanças em rédea curta e monitorar a si mesmo quanto às despesas desnecessárias.

E se você é do tipo que não se dá muito bem com o Excel, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor oferece uma opção com várias instruções de uso, que gera um resumo dos gastos e receita, fazendo um comparativo do que foi previsto e o que de fato foi gasto, indicando o que mais tem lhe prejudicado.

Advertisement
Continue Reading

Empreendedorismo

Crédito Pessoal

Published

on

By

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem este tipo de serviço, com juros e formas de pagamento que podem variar bastante. A seguir, descubra mais informações sobre este assunto:

Crédito Pessoal Online

As empresas especializadas na prestação de serviços de crédito pessoal estão buscando formas de facilitar o contato com seus clientes e garantir soluções mais rápidas e simplificadas. Com isso, algumas delas já estão oferecendo a opção de dar entrada no pedido de crédito pessoal online, fazendo com que seus clientes ganhem tempo e consigam resolver o problema da falta de dinheiro mais rápida.

Cada empresa é diferente, mas todas elas fazem análise de crédito da mesma maneira do que as agências que atendem somente por telefone ou fisicamente. Os valores emprestados variam entre R$ 800,00 a R$35.000,00 e todo o atendimento é feito via site ou por e-mail.

Para aproveitar as facilidades deste serviço é preciso ser maior de idade, ou seja, ter mais que dezoito anos, ser cidadão brasileiro, possuir conta bancária ativa e comprovante de residência.

Outra forma de conseguir crédito pessoal online é utilizando os sistemas de internet banking do próprio banco onde se tem conta.

Advertisement

Crédito Pessoal Caixa

O crédito pessoal Caixa é um dos mais procurados, por oferecer juros bastante competitivos e facilidades no pagamento por ser um banco ligado ao Governo Federal. Para mais informações sobre valores mínimos, máximos e juros, entre em contato diretamente com uma agência Caixa.

Crédito Pessoal Simulação

Geralmente as instituições bancárias e empresas oferecem em seus sites simuladores para que o cliente tenha uma ideia de como deverá ser feito o pagamento e quais os juros. Os simuladores não dão com certeza de que realmente aquele será o resultado final na hora do fechamento do contrato, já que tudo vai depender da negociação e da avaliação financeira pessoal.

Mas são muito úteis já que ajudam a ter uma ideia do tempo em que o empréstimo feito poderá ser quitado. Entre as instituições bancárias que oferecem o serviço de simulação de crédito pessoal pela internet podemos citar o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, entre outros.

Para fazer a simulação é necessário inserir alguns dados pessoais, a quantidade de dinheiro que deseja empresar. Em alguns casos é possível inserir o juro e a quantidade de parcelas.

Crédito Pessoal para negativado

O crédito pessoal para negativado acontece quando a empresa ou banco efetua o empréstimo de dinheiro mesmo quando a pessoa está com crédito negativado no mercado, como por exemplo nome no SERASA, dívidas no nome e afins.

Advertisement

Nestes casos, é possível conseguir o valor desejado no mesmo dia, de forma bastante prática e rápida. Mas mesmo assim, podem haver algumas regras, que mudam de acordo com a instituição financeira. Algumas exigem que a pessoa esteja trabalhando de carteira assinada há algum tempo, enquanto outras até emprestam dinheiro para profissionais autônomos, em troca da comprovação da renda mensal.

O que é importante salientar no crédito pessoal para negativado é que algumas vezes podem apresentar juros bem maiores, já que o risco para a empresa é um pouco maior. Antes de tomar uma decisão sobre empréstimos é preciso fazer as contas com cuidado para garantir que será possível fazer os pagamentos com tranquilidade.

Continue Reading

Empreendedorismo

Empréstimo Pessoal Online

Published

on

By

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o auxilia em épocas de crise financeira.

Existem hoje diversas empresas que fornecem crédito mediante a algumas condições. O trabalhador tem a chance de optar por aquela cujas condições se encaixam ao seu salário. Assim ele pode sair do sufoco sem precisar gastar muito dinheiro com juros.

Antes de solicitar um valor, é preciso fazer um balanço de crédito. Com um planejamento será mais fácil saber quanto você precisa emprestar e em quanto tempo poderá pagar.

Cada instituição possui suas regras, com taxas de juros e condições específicas. Avalie os valores que você precisa para então descobrir qual empresa oferece mais vantagens para seu caso.

Empréstimo pessoal online urgente

Antigamente era preciso se dirigir a uma agência bancária com cópias físicas dos documentos para poder conseguir dinheiro. Mas hoje em dia é muito mais fácil fazer empréstimo pessoal, pois existem diversas empresas que operam pela internet. Existem, ainda, sites que fazem um comparativo de valores cobrados por instituições que realizam empréstimos.

Advertisement

Entre as empresas que fornecem crédito online estão Geru, BankFacil, Simplic, Bom Pra Crédito, JustBank e Lendico. O trabalhador que precisa de empréstimo pessoal online urgente deve descobrir os prós e contras de cada empresa. Em seguida, basta apresentar seus documentos para obter o valor imediatamente.

Empréstimo pessoal online para negativado

Quem está com o nome no Serasa, ou em outra instituição que bloqueia o uso do CPF, pode fazer um empréstimo pessoal para negativados. Existem muitas empresas que fornecem créditos exigindo apenas um documento que comprove a renda.

Nos casos de empréstimo para consignado, o valor da parcela será descontado na folha de pagamento do assalariado.

É muito fácil encontrar instituições de crédito para negativado com a ajuda de buscadores de sites. No entanto, é preciso tomar muito cuidado, pois muitas empresas que oferecem empréstimos para essas situações são fraudulentas.

Antes de fechar negócio com uma empresa de crédito online, pesquise o histórico, os antigos clientes, as condições de empréstimo e sua situação legal. Isso evitará que você caia em fraudes.

Advertisement

Empréstimo pessoal online no carnê

Essa modalidade de empréstimo é uma das mais utilizadas por causa das grandes vantagens que ela proporciona. O uso do carnê não exige cheque e, muitas vezes, o cliente não precisa possuir uma conta corrente em algum banco.

Dependendo da instituição financeira contratada, é possível parcelar o pagamento em mais de 20 vezes.

Outra vantagem é que a grande maioria das empresas que operam online utiliza a modalidade de carnê de pagamento. Na verdade, nem há a necessidade de ter o carnê em mãos, pois o pagamento pode ser realizado online apenas com o código de barras, fornecido mensalmente no site das empresas.

Empréstimo pessoal online na hora

O tempo entre a solicitação do empréstimo online e o depósito do dinheiro varia de acordo com a instituição financeira. Algumas podem demorar alguns dias para liberar o crédito, e outras o fazem em apenas alguns minutos. Independentemente do tempo de demora, o valor é disponibilizado automaticamente.

O empréstimo pessoal na hora é ideal naquelas situações em que precisamos de dinheiro rapidamente e não é possível se dirigir a alguma empresa de crédito. Mas é preciso tomar cuidado, porque muitas instituições se aproveitam das enormes vantagens oferecidas para enganar os clientes.

Advertisement

Desconfie daqueles sites que dão muitos benefícios e faça sempre uma pesquisa antes de fechar negócio.

Continue Reading
Advertisement