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10 Profissões do Futuro

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O investimento no capital intelectual é de fundamental importância para que possamos evoluir e estarmos preparados para os novos desafios.

Estamos vivendo a era da transformação digital e, com ela, uma verdadeira revolução tecnológica que muda completamente a forma como as pessoas se relacionam e realizam seus trabalhos. Esta nova era onde o compartilhamento de recursos é cada vez mais valorizado e a interação entre as pessoas sendo feita de forma online através das redes sociais geram novas oportunidade de carreiras e formas de trabalhar seja presencial ou remotamente.

Mas com toda esta automação de processos e o avanço da Inteligência Artificial muitas das tarefas que eram realizadas até o momento por nós estão sendo substituídas pela máquina o que nos leva a uma nova realidade onde temos o desafio de buscarmos nos posicionar de forma que tenhamos novas atribuições dentro de toda esta nova conjuntura.

Mesmo com a extinção de algumas carreiras, outras serão criadas para suprir estas novas necessidades. Seguem algumas delas (Fonte Hotmart):

  1. Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente;
  2. Creators;
  3. Profissional de marketing digital;
  4. Analista de Big Data;
  5. Gestor de comunidade;
  6. Gestor de resíduos;
  7. Arquiteto e Engenheiro 3D;
  8. Desenvolvedor de dispositivos wearables;
  9. Gestor de inovação;
  10. Especialista em e-commerce.

Agora vamos conhecer as atribuições de cada profissão.

Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente

Existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente. A função desse profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas, que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.

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Creators

Esses profissionais já estão em alta e prometem ficar nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet, também conhecidos como digital influencers.

Profissional de marketing digital

Apesar do marketing ser uma carreira antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira cada vez mais voltada para a internet.

Analista de Big Data

Profissional que analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa.

Gestor de comunidade

Esse profissional é responsável por lidar com os consumidores e comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas. Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que irá se expandir nos próximos anos.

Gestor de resíduos

A produção de resíduos vem aumentando consideravelmente, principalmente do tipo sólido, gerando a necessidade de uma gestão dessa matéria sendo produzida massivamente.

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Arquiteto e Engenheiro 3D

No setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar ambientes em 3D e por isso, os profissionais deverão se especializar nesse ramo para entregar uma experiência cada vez mais real ao seu cliente.

Desenvolvedor de dispositivos wearables

Em uma tradução livre, “weareable” significa “vestível”. São óculos, lentes, relógios e outros equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia que facilite a vida das pessoas. E os profissionais capazes de desenvolver esses dispositivos estarão entre os mais procurados nos próximos anos.

Gestor de inovação

Por mais que possa parecer um termo genérico, já é possível encontrar empresas que oferecem essa vaga. Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.

Especialista em e-commerce

O e-commerce já é um modelo de negócio trivial na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais concorrendo na internet, será preciso se destacar cada vez mais para atrair clientes. Por isso, o profissional especialista em e-commerce ainda tem um tempo longo de vida garantido.

Portanto, o investimento no capital intelectual é de fundamental importância para que possamos evoluir e estarmos preparados para os novos desafios que o mundo virtual vem provocando em nossas vidas.

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Não é uma tarefa fácil pois num país como o nosso onde os investimentos em educação são escassos e os de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico foram reduzidos fazem com que o aumento do desemprego se eleve e tenhamos uma escassez cada vez maior de mão de obra qualificada para suportar toda a demanda que vem crescendo com toda esta transformação digital.

Precisamos rapidamente mudar esse cenário a fim de que possamos construir uma base sólida para suportar todos estes desafios e diminuir a desigualdade social no Brasil  gerando novas oportunidades de trabalho para todos.

ROGER DANTAS BARROS Presidente CHIP & CIA
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Quando é hora de considerar a mudança de profissão?

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Quando é hora de considerar a mudança de profissão?

Com a dificuldade de conseguir um novo emprego, muitas pessoas estão tendo que optar pela mudança de área, para encontrar uma nova oportunidade. Embora esta não seja a melhor solução, vem sendo a saída ideal para a recolocação profissional em tempos de crise.

Como saber qual é a hora de mudar?

Não há uma regra que ajude a definir o momento da mudança para todos os profissionais. Geralmente entre as razões que mais impulsionam a decisão de mudança estão fatores como:

  • A dificuldade e demora em encontrar vagas no setor que trabalhava;
  • A frustração por não se sentir feliz ou bem sucedido na área atual de atuação;
  • Surgimento de maiores oportunidades e salários em outros setores;
  • O desejo de se reinventar como profissional.

Seja qual for a razão que o motiva a procurar oportunidades diferentes, o que de fato determinará o momento da mudança será sua coragem e espírito empreendedor, pois após tomar esta decisão, será necessário investir nesta opção e se dedicar para conseguir o esperado sucesso.

Como se preparar para a mudança?

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Um dos maiores erros cometidos por quem toma a iniciativa de mudar de área é não se preparar para este processo, acreditando que apenas a pré disposição para encarar novos desafios será suficiente. Infelizmente não é bem assim.

Caso você se apresente aos entrevistadores, sem demonstrar foco, afirmando que está disponível para qualquer oportunidade, qualquer vaga e qualquer emprego,estará se desvalorizando como profissional.

Você não pode tratar as oportunidades como um emprego qualquer. Precisa determinar áreas foco, com as quais se identifica mais ou que acredita serem mais compatíveis com seus conhecimentos e habilidades.

Com esta definições limitadas, pesquise sobre o setor e as oportunidades e quando surgir uma oportunidade de entrevista, mesmo que não tenha tanta experiência, mostre o que conhece sobre a área, o quanto está preparado e disposto a se aprimorar para valorizar sua postura profissional.

A atualização profissional como uma saída

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Neste processo de mudança, é comum que não se tenha tanta experiência prática de atuação no setor e cargos correspondentes para preencher o currículo, logo, uma das melhores alternativas para se fazer presente e conquistar destaque é investir na qualificação profissional.

Cursos de formação rápida e formação técnica são algumas das melhores saídas para ajudar no aumento do seu conhecimento sobre a nova área onde busca oportunidade e também contribuem para o enriquecimento do seu currículo.

Os cursos técnicos são alternativas muito valiosas, pois além da formação mais rápida, também costumam exigir experiência prática através de estágios, o que reforça ainda mais a formação e capacitação dos novos profissionais e ajuda em uma colocação ainda mais rápida no mercado de trabalho.

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Dicas de entrevista de emprego em tempos de crise

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Dicas de entrevista de emprego em tempos de crise

A crise econômica contribuiu para uma drástica redução no volume de contatações em todo país em 2015 e em 2016 este impacto está cada vez maior e preocupante e como o número de concorrentes não para de crescer, é preciso estar preparado para os processos seletivos cada vez mais competitivos e concorridos.

No processo seletivo, um dos momentos mais críticos é a entrevista de emprego. Este contato direto com o entrevistador é uma peça chave para a conquista da tão esperada contratação.

Entre os primeiros passos a serem seguidos para iniciar um processo seletivo com o pé direito estão:

Pontualidade – chegar no horário é um reflexo do seu nível de comprometimento;

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Organização – geralmente há documentos e informações básicas solicitadas, como currículo, dados pessoais e documentos básicos, logo, ter estes documentos a mão, facilita muito a vida do entrevistador.

Boa apresentação – a apresentação pessoal requer cuidado. Tenha atenção à escolha do traje adequado, corte de cabelo, penteado, uso de maquiagem e etc…

Estes passos acima são apenas recomendações básicas e primordiais, mas não são elas que farão com que você sobressaia na entrevista. É preciso apresentar algo a mais para encantar o contratante.

Estratégias para se destacar na entrevista

Prepare-se com antecedência

Ao ser chamada para uma entrevista, antes do contato com o entrevistador, pesquise mais a fundo sobre a empresa, especialmente sobre sua história, posição no mercado, missão, visão e valores.

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Durante o contato com o empregador você pode aproveitar para mencionar seus conhecimentos adquiridos na pesquisa e suas afinidades com a missão e os valores. Isto certamente vai surpreender no primeiro contato.

Falando sobre si

“Fale um pouco sobre você” é um questionamento óbvio, presente em todos os processos seletivos. Nesta hora, é importante ser objetivo e eficiente, por isto, treine esta resposta antes de sair de casa e para causar impacto, crie um discurso utilizando o método START (Situação, Tarefa, Ação e Resultado).

Baseado neste método, você deve apresentar-se de forma clara e objetiva e aproveitar o contexto da situação da pergunta para contextualizar as tarefas que já desempenhou anteriormente, apresentar ações que justifiquem sua pró atividade e confirmar seu foco no alcance de resultados.

Apresente suas questões

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Numa entrevista, o entrevistado também pode fazer perguntas, por isto, não fique acanhado. Mostre atitude! Você pode perguntar maiores detalhes sobre a rotina da empresa, do cargo e do trabalho ao qual está concorrendo.

Para causar uma boa impressão, tente contextualizar as perguntas com fatos atuais sobre o mercado no qual a empresa atua ou com suas experiências anteriores, por exemplo.

Seja marcante

Tente não cair no abismo do esquecimento após a entrevista, mantendo um contato com a empresa, sem exageros. Para isto, você pode, por exemplo, encaminhar um e-mail ou usar outras formas de contato, para agradecer a oportunidade da entrevista. Só tome cuidado para manter a cordialidade e não ser inconveniente encaminhando várias mensagens.

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Dicas para negociar com empregador em tempos de crise?

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Dicas para negociar com empregador em tempos de crise?

Muitos acreditam que diante da situação econômica atual do país, o poder de negociação está apenas nas mãos do empregador, cabendo ao empregado ou futuro contratado, apenas aceitar as condições impostas. Apesar do cenário estar difícil sim, não acredite totalmente nisto. É possível sim, negociar com o empregador, mesmo em tempos de crise.

Estas negociações podem compreender diversas situações como a definição da faixa salarial, possível promoção, mudanças na jornada de trabalho, mudanças de cargo e funções, entre muitas outras possibilidades.

Para conseguir confiança e poder negociar com o empregador, mesmo em tempos de crise, é preciso ter uma postura confiante, pró-ativa e um auto conhecimento realista, porque é necessário ter habilidades, conhecimentos e competências que justifiquem a negociação.

Recomendações para negociar com empregador

Muitas são as situações em que é possível negociar com empregadores, mas entre todas as possibilidades há pelo menos três situações principais e mais comuns na rotina do trabalhador, que envolvem acordos sobre o salário antes da seleção, faixa salarial para quem está empregado e também a mudança de cargos e funções.

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Para saber como se preparar e conquistar os melhores resultados nestes principais casos de negociação, confira as dicas a seguir.

Para negociar o salário antes da seleção

1 – Faça uma pesquisa de mercado, analisando a média salarial praticada para a vaga que pretende concorrer.

2 – Pesquise notícias, artigos e entrevistas de especialistas e recrutadores falando sobre o valor e requisitos dos profissionais buscados no momento.

3 – Não seja agressivo questionando o salário nas primeiras entrevistas.

4 – Deixe claro seus diferenciais como profissionais, ressaltando especialmente resultados já obtidos em experiências anteriores.

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5 – Mostre ao futuro empregador, como pode contribuir para o crescimento da empresa.

Para negociar salário quando já empregado

1 – Não é preciso ser um puxa saco ou estabelecer uma relação artificial de proximidade com o gestor, seja você mesmo e mantenha sua personalidade.

2 – Mantenha um bom relacionamento não apenas com as lideranças da empresa, mas também com seus pares e toda a equipe de trabalho.

3 –  Seja sempre pró-ativo e focado em resultados.

4 – Busque atualização e reciclagens periodicamente para valorizar seus conhecimentos e currículos.

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5 – Analise o momento de desenvolvimento da empresa para criar abordagens no momento mais adequado.

6 – No momento de iniciar a negociação, valorize-se, mostrando seus resultados e planos de como pode ajudar a aprimorar processos e contribuir com o desenvolvimento da empresa.

Para negociar mudança de cargos e funções

1 – Antes da mudança, busque contato com profissionais da área para entender com clareza os novos desafios.

2 – Sempre que possível, tente realizar uma experiência prática no novo setor.

3 – Nunca pule a hierarquia, abordando gestores de outras áreas, sem antes falar com seu chefe imediato, isto pode gerar desconforto e minar suas chances.

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4 – Antes de abordar seu gestor, tenha claro sua motivação para a mudança.

5 – Conheça bem a nova área, cargo ou função para o qual pretende concorrer.

6 – Mostre-se disposto e preparado profissionalmente para encarar o novo desafio.

7 – Assim como na negociação salarial, apresente ao gestor razões que justifiquem como poderá contribuir para o desenvolvimento da nova área.

8 – Para não trazer problemas para seu gestor, apresente a ele soluções para sua substituição, como um plano sucessório, indicação de um novo profissional e sugestão de treinamento e capacitação para facilitar o processo de transição.

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