Empregos

Ministério do Trabalho

 

 

 

By  | 20/06/2017

O Ministério do Trabalho é um órgão governamental que rege as questões trabalhistas da população brasileira. Através dele é possível ter acesso a documentos e direitos básicos para exercer uma profissão no país, como a carteira de trabalho e a previdência social. O órgão também é responsável pela fiscalização dos direitos trabalhistas, combatendo o trabalho escravo, entre outras formas de exploração de mão de obra.

 

O ministério do trabalho existe desde 1930 e, desde então, cria medidas para incentivar novas vagas de emprego e melhores condições para os trabalhadores de todo o país.

 

Ministério do trabalho RJ

 

No estado do Rio de Janeiro, existem gerências regionais do trabalho e emprego e agências do trabalhador, além da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Nessas subdvisões, é possível receber o atendimento de profissionais especializados e obter auxílio em relação a direitos trabalhistas e outras medidas garantidas pela lei.

 

O Ministério do trabalho RJ, assim como em outros estados, emite a permissão para estrangeiros trabalharem no Brasil e o registro profissional, documento obrigatório para o exercício das profissões regulamentadas no país. O órgão ainda é responsável por regular atividades de estágio e trabalho autônomo.

 

Ministério do trabalho agendamento

 

Os trabalhadores que desejam agendar um horário para obter informações ou algum documento no Ministério do Trabalho, podem agendar através do site do Sistema de Atendimento Agendado. Na página, o usuário deve preencher informações básicas como o estado, cidade e tipo de atendimento a ser realizado. Entre as atividades que podem ser agendadas, estão a entrada no Seguro Desemprego e a solicitação do Registro de Contratante.

 

Nem todas as cidades disponibilizam agendamento prévio para a solicitação de atendimento. Por isso, se informe junto a unidade de seu município para saber se é necessário realizar o processo antes do atendimento presencial.

 

 

Ministério do trabalho SP

 

O estado de São Paulo conta com uma unidade do Tribunal Regional do Trabalho, órgão responsável por julgar causas trabalhistas na região. O ministério do trabalho também possui diversas gerências e agências no estado, visando uma distribuição suficiente de unidades para suportar toda a população do âmbito.

 

Assim como em todo o país, o estado de São Paulo faz parte da cobertura da Central de Atendimento gratuita do ministério do trabalho, que atende pelo número 158. Através da central, os trabalhadores podem tirar dúvidas em relação às normas trabalhistas do país sem sair de casa.

 

Site do ministério do trabalho

 

O site do ministério do trabalho disponibiliza diversas informações acerca dos serviços prestados à comunidade e também em relação a direitos trabalhistas. Na seção “Perguntas frequentes”, os trabalhadores têm acesso a esclarecimentos em diversas áreas relacionadas ao trabalhador. Entre as seções, podem ser tiradas dúvidas acerca de horas extras, jornadas de trabalho, previdência e repouso semanal.

 

Na página online do órgão, estão disponíveis dados e estatísticas sobre a situação dos trabalhadores e órgãos empregatícios do país. Há também a seção de contato e ouvidoria, onde os cidadãos podem contatar diretamente profissionais do ministério do trabalho para efetuar reclamações ou dar sugestões.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *