Empregos

Representação Comercial

 

 

 

By  | 25/09/2017

A Representação comercial é uma das melhores táticas utilizadas por empresas dos mais diversos segmentos para aumentar mercado e pontos de venda, para assim, ganhar ainda mais clientes. O representante comercial é o profissional que presta serviços para empresas, apresentando o produto para os possíveis parceiros comerciais. Veja a seguir tudo que sempre quis saber sobre o assunto:

 

Contrato de Representação Comercial

 

O Contrato de representação comercial é o documento que relaciona o profissional autônomo ou sua empresa de representação a uma empresa. As cláusulas podem mudar de acordo com cada situação, mas geralmente indicam quais as metas a serem alcançadas, valores de comissão para vendas e qual das partes deve pagar pelos custos fixos.

 

O documento deve seguir as legislações vigentes e indicar a data de início do trabalho, possível data de término ou condições que podem levar a quebra de contrato por qualquer uma das partes. Com o contrato de representação comercial, tanto a empresa quanto o profissional ficam protegidos por lei para garantirem seus direitos e ao mesmo tempo obrigados a cumprirem suas obrigações. Nenhum trabalho de representação comercial deve começar sem a confecção e assinatura de ambas as partes.

 

Empresa de Representação Comercial

 

Para ser representante comercial não é necessário abrir uma empresa e o profissional poderá atuar como autônomo sem problemas. Porém abrir uma empresa de representação comercial pode trazer mais credibilidade para os clientes, além de garantir outras vantagens.

 

A empresa não pode ser aberta no regime de Microempreendedor Individual (MEI), já que segundo legislação vigente o profissional autônomo que atua como representante comercial deverá ser registrado no Conselho Regional de Representação Comercial.

 

Como abrir uma empresa de representação comercial

 

VOCÊ VIU?  Trabalho

Portanto, para que a empresa de representação comercial seja aberta, é preciso buscar a junta comercial da cidade para a obtenção do CNPJ, fazer o registro no CORE e inscrever a nova empresa na Receita Federal para o recolhimento de impostos. Além disso, é preciso também pagar anuidades para o Conselho Regional dos representantes comerciais CORE.

 

Mas neste momento, todo cuidado é pouco. Antes de sair abrindo uma empresa de representação comercial, estude todas as possibilidades e planeje. É importante levar em consideração a quantidade de clientes, o tipo de cliente atendido, qual será o lucro presumido e quais todas as opções possíveis para conseguir o melhor possível, que é uma relação saudável com os clientes e parceiros e ao mesmo tempo o recolhimento de impostos e do INSS para garantir uma aposentadoria no futuro.

 

Representação comercial simples nacional

 

Atualmente, depois que foi sancionada uma lei complementar estabelecendo a universalização do simples nacional, ficou mais fácil abrir uma empresa de representação comercial utilizando esta modalidade.

 

Mas nem sempre esta opção é vantajosa. O empresário deverá levar em conta os valores das alíquotas dos impostos para verificar qual é a melhor opção no seu caso, já que tudo vai depender do lucro líquido recebido mensalmente pela empresa. Em alguns casos, ao abrir a empresa de representação comercial utilizando o simples, diminui drasticamente os ganhos, sendo a melhor opção buscar por outras formas.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *