Conecte-se conosco

Empregos

SINE – Sistema Nacional de Emprego

O Sine (Sistema Nacional de Emprego) é um órgão integrado ao governo federal, que é coordenado pela Secretaria de Políticas de Emprego e Salário, instituição que pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Seu objetivo principal é realizar a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país. Entre suas responsabilidades estão o controle do pagamento do seguro-desemprego e apoio ao Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).

Serviços do SINE

As ações do Sine, além de ajudar na integração do sistema de emprego, contribuem para viabilizar questões diretamente relacionadas ao trabalho e renda, bem como políticas públicas de emprego.

Para que estas ações funcionem corretamente o Sine atua:

  • Garantindo a padronização do atendimento em diferentes estados;
  • Facilitando o acesso ao seguro-desemprego;
  • Intermediando a mão de obra;
  • Contribuindo para a qualificação profissional;
  • Orientando os profissionais;
  • Promovendo a certificação profissional;
  • Fomentando atividades autônomas e empreendedoras;
  • Emitindo a carteira de trabalho e previdência social.

Operação do Sine

Após a criação do Programa de Seguro-Desemprego em 1988, que também instituiu o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), os recursos que custeavam o Sistema Nacional de Emprego passaram a ser provenientes do FAT. Com esta definição, as diretrizes e normas  de atuação do SINE se tornaram de responsabilidade do conselho deliberativo do FAT – CODEFAT e pelo Ministério do Trabalho.

Atualmente, há postos oficiais espalhados por todo país e o Sine ganha maior importância, já que sua finalidade principal visa facilitar a transição dos trabalhadores entre os diferentes postos de trabalho, além de contribuir para uma reinserção no mercado de trabalho para que ela ocorra de forma mais simplificada.

SINE – Redes de atendimento no Brasil

Após o surgimento do Programa do Seguro desemprego, o SINE se transformou também em uma rede de atendimento em que são executadas ações com alcance nacional, mas desempenhadas de forma descentralizada, dando assim autonomia para cada estado e município. Entre os postos de atendimento nacional que mais de destacam estão:

Leia:  Como enviar currículo por email
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendências