Ideias de Negócios

Como montar empresa de Disk Entulho

 

 

 

By  | 10/12/2017

Ganhe muito dinheiro coletando Entulho, saiba como montar empresa de Disk Entulho com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, captação de cliente, financiamento, mão de obra especializada, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Atividade: Serviço.
Tipo de Negócio: Coleta de entulho, detritos, etc…

Mercado de empresa de disk entulho

A sociedade está se tornando cada vez mais exigente em relação à questão ambiental. O entulho, apresenta-se como um dos principais problemas nas áreas urbanas, pois sua geração e descarte inadequado causam diversos impactos ambientais, sociais e econômicos.

Hoje, na cidade de São Paulo, por exemplo, são produzidas milhares de toneladas de entulho por mês. E para onde vai todo esse entulho? O que é feito com ele? O entulho é reaproveitado?

Antes de mais nada, é preciso estabelecer o que é realmente o entulho, lembrando sempre que entulho não é lixo. O entulho é o resíduo de uma obra. Hoje, neste ramo de atividade, criou-se uma classificação informal para o resíduo, que passou a ser dividido de duas formas, o entulho e o entulho limpo.

. Entulho limpo: terra, argamassa, areia, tijolo, concreto, cimento, enfim, todos os materiais inertes.
. Entulho: Entulho Limpo + madeira, plásticos, ferrosos, não ferrosos, vidro, papel, papelão, etc…

O crescimento do mercado se explica por dois fatores: a maior conscientização das pessoas sobre os prejuízos da disposição de entulho nas ruas, que entope bueiros e provoca enchentes. O fator financeiro é outro atrativo para quem deseja se dedicar à coleta entulho. Esse é um mercado muito rico. Afinal, todo mundo é cliente em potencial.

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Para a empresa se tornar conhecida no município é importante preparar uma campanha de publicidade.

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Vantagens

Entre os usuários, o serviço surgiu como a melhor saída, porque é uma maneira prática de desfazer-se do entulho, sem atrapalhar vizinhos, a preços razoáveis.

O que é preciso ter para começar

Para operar uma empresa de “disk-entulho” adquirir as caçambas, propriamente dita, e um caminhão com guindaste, além de um escritório, equipado com telefone e computador

Não é aconselhável começar comprando caçambas muito grandes. Um equipamento poliguindaste comum suporta, sem ser danificado, a média de 5 a 6 toneladas por viagem, o que equivale a 4 a 5 m3 de entulho.

Clientes

Os principais clientes são indústrias em geral, construtoras e residências em reforma, já que suas “produções” de entulho superam a capacidade de coleta da prefeitura, que é de até 100 litros.
Um volume compreensível, afinal, todo mundo é cliente em potencial.

Preços

Também é preciso estar atento aos preços da concorrência, pois isso e a agilidade definem o sucesso do negócio. O preço é a principal diferença entre uma coletora do interior e de uma grande cidade, pois os valores sobem de acordo com as dificuldades de locomoção enfrentadas pelos caminhões e as distâncias a percorrer.

Lucro

Nas empresas bem estabelecidas, o lucro líquido pode ficar em torno de 40% a 60% do faturamento.

Onde descartar o entulho

Normas definem áreas permitidas e pré-estabelecidas cuidadosamente para despejo do lixo. A maior mancha na imagem do segmento é o desrespeito ao local definido para depósito do entulho. Descartá-lo em terrenos baldios e leitos de rios é o “pecado” maior destas empresas.

Registro Especial

Sendo a empresa de coleta de entulhos, uma prestadora de serviços, para sua abertura serão necessárias os seguintes procedimentos:
. Consulta Prévia do Local – Prefeitura
. Registro da Empresa – Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas
. C.G.C (Cadastro Geral de Contribuintes) – Receita Federal
. Alvará de Licença – Corpo de Bombeiros
. Alvará de Licença e Funcionamento – Prefeitura do Município onde for registrada a empresa
. Autorização Para Impressão de Documentos Fiscais – Prefeitura
. Inscrição no Sindicato Patronal

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É competência e atribuição das prefeituras, ordenar e fiscalizar a aplicação da presente legislação.

Também será necessário pesquisar junto à Prefeitura do Município onde for instalar o empreendimento quais são as exigências quanto à localização (lei de zoneamento) e Habite-se além de obtenção de alvará de funcionamento e alvará da vigilância sanitária, registro no INSS, confecção de talonário de notas fiscais e registro no Sindicato Patronal.
Importante também saber da prefeitura os locais disponíveis para que a sua empresa possa levar os entulhos.
Anteriormente à instalação do negócio, o empreendedor deverá consultar o Código Sanitário (publicação da Secretaria da Saúde) onde encontrará especificações legais sobre as condições físicas do estabelecimento, o qual também deverá estar de acordo com as especificações do Corpo de Bombeiros e da CETESB, ou órgão responsável de seu Estado.

Fornecedores

Arcanjo Caçambas: http://www.arcanjocacambas.com.br
Esos Entulhos: http://www.esosentulhos.com.br‎

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

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