Ideias de Negócios

Como montar serviço de Revelação de Fotos

 

 

 

By  | 25/05/2018

Saiba como montar um serviço de revelação de fotos gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Artigos relacionados: revelação fotos frete gratis, revelação fotos carrefour, revelação fotos tamanhos, grupo revelação fotos, revelação fotos centro rj, revelação fotos 15×21, revelação fotos kodak, revelação fotos peixe urbano, evelação de fotos kodak, revelação de fotos extra, revelação de fotos carrefour, revelação de fotos compra coletiva, revelaweb, oi fotos, fotolivro, revelação de fotos fujioka.

Revelação de fotografias

Mercado

É possível atuar de duas formas nesse ramo. A primeira é recolher os filmes dos clientes e enviá-los a um laboratório especializado. Assim, diminuem-se os custos de implementação do negócio, principalmente no começo. Para tanto, deve-se conseguir boas parcerias, com empresas que já estiverem fixadas no ramo e que possam atender à demanda da nova empresa sem comprometer a sua imagem perante à clientela. Para esta, não poderá ser formada uma dupla imagem da loja de revelação, confundindo-a com o laboratório que efetivamente revelará os filmes. A qualidade dos serviços deverá ser total, sob risco de fracasso.

A outra opção é adquirir o “minilab”, uma máquina que revela e faz cópias na própria loja. Nessa segunda modalidade, pode-se aumentar o faturamento prestando serviços de revelação para terceiros (invertendo-se, assim, o pensamento descrito anteriormente), tendência que, aliás, tem predominado no mercado, embora a compra do “minilab” requeira um investimento alto, devendo esse ponto ser analisado com muito critério.

Alternativas

Além de revelar e vender filmes, o lojista poderá dispor de um serviço para fotografar documentos e atender fotógrafos profissionais. Para isso, o empresário deve se preparar tecnicamente pois as dúvidas e problemas a serem enfrentados, serão trazidos por pessoas que deixaram o amadorismo de lado há muito tempo, e assim pensarão em relação à empresa a qual escolheram para cuidar de seus produtos. Um campo tradicionalmente fechado em que, normalmente, todos os profissionais se conhecem, e onde a má impressão acerca de um serviço ruim, correrá rapidamente.

Outros produtos poderão ser ofertados na loja, tais como suprimentos para fotografia (lentes, câmaras, filtros, suportes, capas, álbuns, porta-retratos, além de filmes diferenciados), fotografias para documentos (do tipo 3×4, 4×6, etc., cuja revelação rápida, mantendo o estilo do estabelecimento, dependerá de um estúdio Polaroid, e de lentes especiais para esse tipo de máquina), plastificação de documentos, cópias do tipo xerox (coloridas, ampliadas, aplicadas em camisetas, etc.), além de etetro-eletrônicos (filmadoras, micro-systens, tv, etc.).

O prazo de entrega

O prazo de entrega das fotos já reveladas deve ser respeitado sempre, sob pena de se perder o crédito da clientela. Nunca deve-se superestimar a “potência” ou a velocidade de revelação do equipamento disponível, respeitando-se as especificações do fabricante para não provocar uma sobrecarga que danifique-o. A empresa deverá trabalhar com uma margem de segurança sobre o prazo de revelação divulgado (2h, 1h, 45min., etc.), e nunca deverá divulgar um prazo que não possa ser cumprido. Caso perceba-se que não será possível respeitá-lo por algum motivo (excesso de pedidos num determinado horário, defeito no minilab, etc.), o cliente deve ser avisado a respeito, antes de se aceitar o seu pedido.

VOCÊ VIU?  Aluguel de brinquedos, ganhe dinheiro com brinquedos

A qualidade do serviço

A qualidade das revelações é outro item que não pode ser deixado de lado nunca. O minilab é um aparelho moderno que, praticamente trabalha sozinho. Entretanto, o profissional que o operará, deve ter habilitação para tanto, de preferência adquirida através de treinamentos específicos com representantes da fábrica do aparelho. O impressor deve ter, além do treinamento específico, sensibilidade suficiente para lidar com o equipamento, dependendo desta característica, para descobrir falhas nas diversas regulagens da máquina. O resultado final, a qualidade e, acima de tudo, a confiabilidade dos serviços prestados, dependerão em 100% do resultado da operação do minilab.

Dicas

É importante que o proprietário, ou um empregado, conheça bem a técnica, para orientar os clientes menos afeitos à fotografia. Pode-se disponibilizar um serviço do tipo “tira dúvidas” para os mais amadores, dando-se dicas de aproveitamento máximo dos mais diversos tipos de filmes, de máquinas e técnicas de fotografia.

Quanto maior o número de diferenciais que a empresa puder ter, melhor, para se destacar no mercado e fazer frente à concorrência, muito grande nesse setor, principalmente em cidades pequenas, ou em locais dominados pelos grandes grupos que, geralmente, atuam com várias lojas, com nomes diferentes.

Investimento em equipamentos e instalações

  • Minilab;
  • Ar condicionado para o laboratório;
  • Balcões
  • Prateleiras;
  • Decoração)
  • Telefone;
  • Computador;
  • Ponto comercial de cerca de 100 m².

Processo tecnológico para revelação de fotos

1) Filme: após batidas todas as fotos, o filme é levado ao equipamento revelador;
2) Reveladora: o filme é revelado pelo processo químico C 41, composto por revelador, branqueador, estabilizador e fixador;
3) Negativo: o processo de revelação torna o filme negatividado, isto é, ele perde a sensibilidade a luz;
4) Minilab: equipamento capaz de ampliar a imagem e executar a impressão em um papel fotográfico, que também é sensível a luz. Esse papel fotográfico, que constituirá o produto final (foto revelada) é tratado por um processo químico RA 4RT que é composto por um revelador, branqueador e um estabilizador, que também farão com que a foto perca a sensibilidade a luz.

Sites afins

Revelação de filmes Lomography: http://www.lomography.com.br
Revelação de Filmes: http://www.sampaonline.com.br/comercios/fotografia.php
KODAK – Filmes e revelação:
Phooto: http://www.phooto.com.br/Revelação-Fotos‎
Nicephotos: http://www.nicephotos.com.br/RevelacaoDeFotos‎
Fotoregistro: http://www.fotoregistro.com.br/RevelarFoto‎

VOCÊ VIU?  Modelo e Manequim - Montar escola de modelos lucrativa

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.


Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *