Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como montar um Açougue gastando pouco

Montar Açougue

Saiba como montar um Açougue lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro comercializando carnes. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Açougue

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Butique de Carne
Produtos Ofertados/Produzidos: Carnes especiais.

Apresentação

É açougue ou é butique? Butique de carne é a resposta. Mas para começar, o empreendedor deve saber a diferença entre uma butique de carne e um açougue comum. A diferença está basicamente na aparência e na higiene do estabelecimento, na qualidade do produto, na manipulação da carne e no atendimento personalizado. Na butique, o produto já vem cortado, embalado a vácuo, muitas vezes já temperado e fica condicionado em freezers.
Enfim, o visual e o produto da butique são muito diferentes do açougue onde as peças inteiras ficam dependuradas por ganchos ou colocadas sobre um balcão.

Mercado

O Brasil é um dos maiores produtores de carne no mundo  (Bovina, Frango e Suína)), como também apresenta um grande mercado consumidor. Diante disto torna-se um mercado bastante atrativo.

Localização

O empresário que pretende entrar nesse ramo deve pesquisar os hábitos alimentares e de consumo de sua futura clientela. O ponto comercial deve ser de preferência em regiões de classe média alta para cima.

Estrutura

Para uma loja de porte médio, uma área de 90 m² é ideal. Devem ser instalados depósito, área de vendas e de atendimento. Não é preciso área para estoque, já que os produtos ficam acondionados nos freezers. O atendimento é do tipo self-service , com eventual ajuda de funcionários.

Leia  Como montar uma fábrica de Batata Chips

Equipamentos básicos

– Balcões frigoríficos;
– Freezers verticais e horizontais (alguns desses devem ter porta de vidro);
– Balanças eletrônicas com etiquetadora;
– Balcão-caixa;
– Móveis e equipamentos de escritório (computador, impressora, cadeiras, escrivaninha, e etc..).

Investimento

É variável de acordo com a estrutura do empreendimento.

Mão de obra

Será variável de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, para inicio do empreendimento o uso de dois funcionários para o operacional é viável, neste caso, um vendedor/atendente e um auxiliar de serviços. .

Produto

As carnes comercializadas na butique são sempre especiais, tais como:

– Bovinas maturadas;
– Frangos, aves, animais exóticos e pequenos animais.

Todas as carnes devem ser previamente limpas, cortadas em pedaços e congeladas, prontas para irem à panela ou à grelha.

Diversificando

Uma ideia também interessante para sobreviver à concorrência com os supermercados e açougues é a de diversificar o leque de produtos e serviços. Além de cortes de carnes especiais, é importante oferecer outros produtos, como: congelados, sobremesas, massas e é claro outros tipos de carnes ( carneiro, cabrito, frango, etc).

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Leia  Montar loja de produtos para Churrasco gastando pouco

As butiques estão submetidas a uma rigorosa legislação de controle sanitário. As principais exigências dizem respeito às instalações, condições de manipulação e de armazenamento de produtos. Toda a carne deve ser previamente inspecionada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). As congeladas embaladas devem ter etiquetas que identifiquem origem, tipo
de corte, data de embalagem e prazo de validade.
Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI Nº 6.437/77. Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69. Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97. Aprova o Regulamento Técnico; “Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”.
Para maiores informações consultar o site da ANVISA

Entidade

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro8 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro8 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro8 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro8 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro8 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro8 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro8 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Tendências