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Ideias de negócios

Como montar um Açougue gastando pouco

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Saiba como montar um Açougue lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro comercializando carnes. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Açougue

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Butique de Carne
Produtos Ofertados/Produzidos: Carnes especiais.

Apresentação

É açougue ou é butique? Butique de carne é a resposta. Mas para começar, o empreendedor deve saber a diferença entre uma butique de carne e um açougue comum. A diferença está basicamente na aparência e na higiene do estabelecimento, na qualidade do produto, na manipulação da carne e no atendimento personalizado. Na butique, o produto já vem cortado, embalado a vácuo, muitas vezes já temperado e fica condicionado em freezers.
Enfim, o visual e o produto da butique são muito diferentes do açougue onde as peças inteiras ficam dependuradas por ganchos ou colocadas sobre um balcão.

Mercado

O Brasil é um dos maiores produtores de carne no mundo  (Bovina, Frango e Suína)), como também apresenta um grande mercado consumidor. Diante disto torna-se um mercado bastante atrativo.

Localização

O empresário que pretende entrar nesse ramo deve pesquisar os hábitos alimentares e de consumo de sua futura clientela. O ponto comercial deve ser de preferência em regiões de classe média alta para cima.

Estrutura

Para uma loja de porte médio, uma área de 90 m² é ideal. Devem ser instalados depósito, área de vendas e de atendimento. Não é preciso área para estoque, já que os produtos ficam acondionados nos freezers. O atendimento é do tipo self-service , com eventual ajuda de funcionários.

Equipamentos básicos

– Balcões frigoríficos;
– Freezers verticais e horizontais (alguns desses devem ter porta de vidro);
– Balanças eletrônicas com etiquetadora;
– Balcão-caixa;
– Móveis e equipamentos de escritório (computador, impressora, cadeiras, escrivaninha, e etc..).

Investimento

É variável de acordo com a estrutura do empreendimento.

Mão de obra

Será variável de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, para inicio do empreendimento o uso de dois funcionários para o operacional é viável, neste caso, um vendedor/atendente e um auxiliar de serviços. .

Produto

As carnes comercializadas na butique são sempre especiais, tais como:

– Bovinas maturadas;
– Frangos, aves, animais exóticos e pequenos animais.

Todas as carnes devem ser previamente limpas, cortadas em pedaços e congeladas, prontas para irem à panela ou à grelha.

Diversificando

Uma ideia também interessante para sobreviver à concorrência com os supermercados e açougues é a de diversificar o leque de produtos e serviços. Além de cortes de carnes especiais, é importante oferecer outros produtos, como: congelados, sobremesas, massas e é claro outros tipos de carnes ( carneiro, cabrito, frango, etc).

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

As butiques estão submetidas a uma rigorosa legislação de controle sanitário. As principais exigências dizem respeito às instalações, condições de manipulação e de armazenamento de produtos. Toda a carne deve ser previamente inspecionada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). As congeladas embaladas devem ter etiquetas que identifiquem origem, tipo
de corte, data de embalagem e prazo de validade.
Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI Nº 6.437/77. Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69. Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97. Aprova o Regulamento Técnico; “Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”.
Para maiores informações consultar o site da ANVISA

Entidade

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

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