Ideias de Negócios

Como montar um Buffet – Passo a Passo

 

 

 

By  | 10/11/2017

Ganhe muito dinheiro com organização de eventos e festas, saiba como montar um Buffet lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA

Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Produtos ofertados/produzidos: Organização de eventos e festas

Buffet

Histórico

Organizar uma festa exige tempo e muita disposição, primeiro para organizar a festa, depois supervisionar o funcionamento dos preparativos durante a festa e por fim limpar e colocar tudo em ordem.
Diante destes fatos e outros, muitos empreendedores vem ganhado dinheiro com a criação de serviços voltados para estas tarefas, conhecidos como Bufês.

Mercado

Nesse ramo de negócio, o mercado se mostra bastante estável e é aquecido na medida em que o empreendedor diversifica os serviços. É importante verificar se há carência de bufês na região e depois fazer uma pesquisa sobre o perfil do público-alvo.
Uma das vantagens de trabalhar nesse ramo é que o empreendedor tem a possibilidade de estar contratando, simultaneamente, vários eventos. Portanto, é válido lembrar que o empreendedor deve estar sempre atento à sua capacidade de atendimento, para depois assumir os compromissos.

Público alvo

Empresas de médio e grande porte, atuação em casamentos e eventos em geral.

Localização

Um bufê que possua sede própria, deve estar instalado em um local de fácil acesso, com estacionamento e a área mínima necessária é de 500m².

Estrutura

A estrutura básica irá depender do tipo de serviço que o empreendedor irá escolher, ou seja, quanto maior for os tipos de serviços prestados, maior terá de ser a estrutura do empreendimento.

Equipamentos necessários

Mesa para bolo, mesas e cadeiras para convidados, geladeiras, freezer industrial, fogão industrial, mesa grande para cozinha, vasilhames, bandejas, copos, talheres, louças toalhas/guardanapos, uniformes.

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Para o escritório: Móveis e utensílios de escritório, Computador, telefone e um veículo utilitário.

Investimento

O investimento para esse tipo de negócio pode variar de acordo com o tipo de atuação que a empresa adotar. Existem três formas de atuação:
– oferecer somente o serviço de comidas e bebidas, organização das mesas e decoração, bem como todos os utensílios a serem utilizados;
– oferecer os serviços, os utensílios e também ter o local para a realização da festa;
– ou oferecer somente o serviço de preparação das comidas e bebidas, onde o local é disponibilizado pelo próprio cliente.

Pessoal

O negócio emprega pelo menos quatro funcionários (duas cozinheiras e duas faxineiras). O dono fica encarregado da administração e do contato com clientes. A equipe deve trabalhar uniformizada e não esquecer os cuidados de higiene com os produtos.Além desses serão necessários garçons, recepcionistas e seguranças, que serão contratados para trabalharem nos eventos. Outros serviços poderão ser oferecidos e a mão-de-obra passa a ser terceirizada, são eles: filmagem, decoração, instalação de som e luz e animadores de festas.

Processo de atendimento

Passa por três fases:

– Recepção do Cliente: O cliente entra em contato e diz o tipo de recepção que deseja realizar, com local e data;
– Organização: A empresa se programa e adquire os insumos necessários para a realização do evento;
– Realização: No dia e na hora programada, o material a ser utilizado no evento será transportado com antecedência para o local onde será realizado o evento.

Diversificando os serviços

O serviço de bufê pode ser diversificado se o empreendedor se dispuser a oferecer, também, outros serviços – ex.: animação, filmagem, preparação de lembranças e segurança, outros itens importantes: dominar a culinária e estar sempre atualizado, participando de cursos sobre o assunto. Garantir sempre pontualidade e produtos de qualidade. Para conquistar clientes, o empresário deve investir na divulgação do negócio, anunciando em revistas e jornais ou mala direta. O melhor retorno, porém, vem com propaganda boca-a-boca.

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Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

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Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Entidade

ABIA – Associação Brasileira das Indútrias de Alimentação: http://www.abia.org.br/

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

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