Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como montar um Buffet – Passo a Passo

Ganhe muito dinheiro com organização de eventos e festas, saiba como montar um Buffet lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA

Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Produtos ofertados/produzidos: Organização de eventos e festas

Buffet

Histórico

Organizar uma festa exige tempo e muita disposição, primeiro para organizar a festa, depois supervisionar o funcionamento dos preparativos durante a festa e por fim limpar e colocar tudo em ordem.
Diante destes fatos e outros, muitos empreendedores vem ganhado dinheiro com a criação de serviços voltados para estas tarefas, conhecidos como Bufês.

Mercado

Nesse ramo de negócio, o mercado se mostra bastante estável e é aquecido na medida em que o empreendedor diversifica os serviços. É importante verificar se há carência de bufês na região e depois fazer uma pesquisa sobre o perfil do público-alvo.
Uma das vantagens de trabalhar nesse ramo é que o empreendedor tem a possibilidade de estar contratando, simultaneamente, vários eventos. Portanto, é válido lembrar que o empreendedor deve estar sempre atento à sua capacidade de atendimento, para depois assumir os compromissos.

Público alvo

Empresas de médio e grande porte, atuação em casamentos e eventos em geral.

Localização

Um bufê que possua sede própria, deve estar instalado em um local de fácil acesso, com estacionamento e a área mínima necessária é de 500m².

Estrutura

A estrutura básica irá depender do tipo de serviço que o empreendedor irá escolher, ou seja, quanto maior for os tipos de serviços prestados, maior terá de ser a estrutura do empreendimento.

Equipamentos necessários

Mesa para bolo, mesas e cadeiras para convidados, geladeiras, freezer industrial, fogão industrial, mesa grande para cozinha, vasilhames, bandejas, copos, talheres, louças toalhas/guardanapos, uniformes.

Leia  Como abrir seu próprio negócio sem cometer erros

Para o escritório: Móveis e utensílios de escritório, Computador, telefone e um veículo utilitário.

Investimento

O investimento para esse tipo de negócio pode variar de acordo com o tipo de atuação que a empresa adotar. Existem três formas de atuação:
– oferecer somente o serviço de comidas e bebidas, organização das mesas e decoração, bem como todos os utensílios a serem utilizados;
– oferecer os serviços, os utensílios e também ter o local para a realização da festa;
– ou oferecer somente o serviço de preparação das comidas e bebidas, onde o local é disponibilizado pelo próprio cliente.

Pessoal

O negócio emprega pelo menos quatro funcionários (duas cozinheiras e duas faxineiras). O dono fica encarregado da administração e do contato com clientes. A equipe deve trabalhar uniformizada e não esquecer os cuidados de higiene com os produtos.Além desses serão necessários garçons, recepcionistas e seguranças, que serão contratados para trabalharem nos eventos. Outros serviços poderão ser oferecidos e a mão-de-obra passa a ser terceirizada, são eles: filmagem, decoração, instalação de som e luz e animadores de festas.

Processo de atendimento

Passa por três fases:

– Recepção do Cliente: O cliente entra em contato e diz o tipo de recepção que deseja realizar, com local e data;
– Organização: A empresa se programa e adquire os insumos necessários para a realização do evento;
– Realização: No dia e na hora programada, o material a ser utilizado no evento será transportado com antecedência para o local onde será realizado o evento.

Diversificando os serviços

O serviço de bufê pode ser diversificado se o empreendedor se dispuser a oferecer, também, outros serviços – ex.: animação, filmagem, preparação de lembranças e segurança, outros itens importantes: dominar a culinária e estar sempre atualizado, participando de cursos sobre o assunto. Garantir sempre pontualidade e produtos de qualidade. Para conquistar clientes, o empresário deve investir na divulgação do negócio, anunciando em revistas e jornais ou mala direta. O melhor retorno, porém, vem com propaganda boca-a-boca.

Leia  Como montar uma fábrica de óleo de coco

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Entidade

ABIA – Associação Brasileira das Indútrias de Alimentação: http://www.abia.org.br/

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro8 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro8 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro8 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro8 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro8 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro8 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro8 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Tendências