Ideias de Negócios

Como montar um serviço de Restauração de Móveis

 

 

 

By  | 20/10/2017

Ganhe muito dinheiro restaurando móveis. Saiba como montar um serviço de Restauração de Móveis com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário (serviços)
Ramo de Atividade: Restauração de Móveis
Tipo de Negócio: Serviços de Restauração de Móveis

Mercado

Muito além da simples função utilitária, os móveis fazem parte da decoração, por sua beleza. Mas quando não estão em perfeito estado, acabam comprometendo todo o ambiente, dando à casa impressão de descuido e relaxamento.

Como as máquinas, ele precisam de manutenção e quando quebram, também têm conserto. Todos podem ser recuperados. Mesmo as peças mais antigas, aquelas relíquias herdadas de família ou móveis comprados em lojas de segunda mão. Móveis que, com o passar do tempo, perderam o brilho do verniz, ficaram frouxos precisando ser colados novamente ou tiveram a palhinha do assento rompida por excesso de uso e que por esses motivos tornaram-se candidatos ao depósito. Isto quando que existe uma ligação sentimental. Mas e aquele outro que a gente não consegue nem mais olhar ou aqueles que parecem não servir para mais nada? Restauração neles ! Ela pode dar ao móvel uma valorização que muitas vezes nem imaginamos. É como ressuscitar uma peça que estava no fundo da casa, condenada, e lançá-la ao estrelato numa sala de visitas. Está aí resumida a importância da atividade.

O uso de móveis e objetos antigos na decoração de ambientes não é moda passageira. É uma tendência consolidada, que tem contribuído para o crescimento de mercado dos serviços de restauração.

A restauração pode ser feita sob encomenda ou para a revenda dos produtos.

Perfil do empreendedor

Um restaurador tem que deter conhecimentos de Arte, de Química e, às vezes, até lançar mão da Medicina.As ferramentas usadas no processo de restauração abrangem formão e, pasmem, material dentário (espátulas) e bisturi cirúrgico.

Os Interessados no ramo precisam não só conhecer os diversos estilos das antiguidades, mas possuir conhecimentos técnicos, já que qualquer falha pode resultar em alteração do design ou na desvalorização dos artigos.

O restaurador deve ter ética no sentido de saber o que está fazendo e explicar o que faz, de forma que o cliente entenda o que vai acontecer com o mobiliário. Se o cliente deseja apenas pintura ou envernizamento, deixar claro que não é restauração e sim reforma

VOCÊ VIU?  Como montar empresa de Reciclagem de Entulhos

Divulgação dos serviços

A divulgação boca-a-boca é a melhor forma de publicidade, mas também vale a pena enviar mala direta a decoradores e arquitetos e anunciar em revistas especializadas, além de usar a internet.

Restauração de Móveis Como Fazer

Equipamentos e insumos

As ferramentas usadas no processo de restauração abrangem formão, material dentário (espátulas) e bisturi cirúrgico, além de outras.

No caso de restauração de sofás será necessário uma máquina de costura com transporte, uma bancada, um compressor e um grampeador pneumático. Sua empresa também necessitará de  duas linhas telefônicas, um computador e um veículo utilitário para o transporte das peças.

Como é feita – Restauração do mobiliário de Machado de Assis

O mobiliário de Machado de Assis sofreu, ao longo do tempo, um processo de deterioração causado pela ausência de conservação adequada. A madeira, que por sua origem orgânica requer ambientes e condições térmicas e de umidade favoráveis à preservação de sua integridade, sofreu em função da ausência dessas condições, sérios danos prejudicando o conjunto dos móveis.

Efeitos dos agentes atmosféricos – tais como a flutuação da umidade relativa do ar e as oscilações de temperatura – ocasionaram movimentos freqüentes de contração e dilatação.

Os móveis – cujo sistema construtivo utiliza a cola como elemento de união – sofreram com as oscilações climáticas e além disso a integridade da madeira foi atingida infestação de térmitas (cupins). O resultado foi, em função do descolamento dos encaixes, perda de ornatos nos pontos mais frágeis. Outros danos graves, identificados possivelmente como resultantes do uso e transporte incorretos, eram arranhões e escoriações nas superfícies da madeira.

A RESTAURAÇÃO

Diante da diversidade de danos, da variedade de materiais, do volume e da dimensão das peças, foram inicialmente analisados o estado de conservação das mesmas e a real extensão que assumiria o processo de restauração. De posse desses subsídios, elaborou-se um diagnóstico e a proposta de tratamento. As intervenções de conservação e restauração eram de natureza muito complexa, pelos problemas acima apontados. A análise do estado de conservação e da extensão dos processos de deterioração – em suma, o diagnóstico – foi fundamental para adoção das medidas tomadas:

DESMONTAGEM E COLAGEM

O primeiro passo consistiu na desmontagem dos móveis, para que pudesse ser feito o tratamento, por partes. Nesta fase, os problemas estruturais foram resolvidos, através da consolidação das áreas descoladas, fragmentadas ou com perda de elementos. Assim, as partes quebradas puderam ser consolidadas com adesivos epoxídicos e vinílicos, além de pinos de cobre ou de cedro; junções abaladas foram reforçadas com lâminas de alumínio e tachas de cobre ou latão.

VOCÊ VIU?  Como montar uma oficina de brinquedos, conserto

DESCUPINIZAÇÃO

Num segundo momento, foi feita a descupinização das áreas contaminadas e a imunização de toda a madeira, sobretudo nas partes inferiores e posteriores, mais vulneráveis à infestação. As galerias e cavidades produzidas por térmitas (cupins) foram preenchidas com uma mistura liquefeita de ceras de abelha e de carnaúba.

HIGIENIZAÇÃO E REIDRATAÇÃO.

Outro procedimento básico, elaborado desde o início, foi a higienização mecânica e química das peças, principalmente nas áreas de talha, onde as sujidades vieram a se concentrar nas reentrâncias: poeira, excrementos de insetos, fuligem e poluentes atmosféricos. Ao mesmo tempo, foi feita uma reidratação da madeira e da palhinha, com composto à base de lanolina anidra e óleos de cedro, de amêndoa e de copaíba. Paralelamente, procedeu-se à higienização, inclusive nas partes fragmentadas, cujos resíduos de cola degradada tiveram que ser removidos cuidadosamente, com bisturi, antes da consolidação.

REINTEGRAÇÃO

As últimas etapas referem-se mais à restauração estética, tendo sido reconstituídas as partes faltantes dos ornatos com resina acrílica ou epoxídica, e reintegradas com tinta acrílica. Fissuras e escoriações foram obturadas com cera mineral pigmentada, aplicada a quente. O mesmo foi feito nas emendas da talha, cujas vedações já haviam caído. Algumas tábuas do tampo da mesa passaram por um processo de esmaecimento e para evitar a diferença de tonalidade, foram reintegradas com extrato de nogueira.

REMONTAGEM

Finalmente, todas as peças foram remontadas, recebendo uma demão de cera hidratante, não só para obtenção de brilho, mas, sobretudo, para criar uma camada isolante de proteção. Todas essas etapas foram registradas através de fotografias e de fichas técnicas, passando a constituir importante fonte de documentação para pesquisas e intervenções futuras.
Em síntese, os móveis de Machado de Assis sofreram “vicissitudes” que são comuns a todos os acervos museológicos brasileiros, em função da falta de conservação permanente, decorrendo esta de uma proble-mática maior: a ausência de uma política e de uma consciência de preservação da memória e do patrimônio cultural.

VOCÊ VIU?  Como montar um escritório de Cobrança

FORNECEDORES

. Distribuidora Tintas E Vernizes Vausal Ltda – Fone: (11) 273-4769 – Sorocabanos, Dos,368, São
Paulo-SP

.Fábrica Tintas Ads Ltda
Fone: (11) 6692-4312 – Coimbra,435, São Paulo-SP

. Bama Distribuidora De Tintas
Fone:(11) 7806-3300 – R João Fontana,81, Itatiba-SP

. Chique Vernizes Solventes Ltda
Fone: (11) 5181-9220 – Antônio Das Chagas,139, São Paulo-SP

. Dental Fox – Fone: (27) 225-1008 – Rua Cap. Domingos Correia da Rocha,80,s203,Itararé,Vitória

. Life Line Produtos de Biosegurança – Fone: (27) 235-2221 – Rua Fortunato Ramos,30,s108,Vitória

. Casa Grampeadores Comércio Ltda – (11) 223-0731 – Rua Vinte e Quatro de Maio,62,ss lj 43, São Paulo-SP

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *