Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como montar uma Assistência Técnica em Informática

Como montar assistência técnica em informática

Saiba como  montar uma Assistência Técnica em Informática gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com manutenção de computadores e periféricos. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Assistência técnica em informática

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Serviço
Ramo de Atividade: Terciário
Tipo de Negócio: Manutenção de computadores e periféricos

Apresentação

A quebra de equipamentos ou pane do sistema causa incalculáveis problemas e prejuízos para quem quer que use o serviço, sendo então indispensável que o setor conte com assistência eficiente, que atenda em tempo hábil os seus reclamos, neste caso as empresas de assistência técnica.

Mercado

O aumento da utilizações da informática em todos os ramos de atividade possibilitou o crescimento deste mercado, por outro, vem possibilitando a entrada de grandes empresas, como Compaq, IBM e Microsoft, que já oferecem este tipo de serviços a preços acessíveis, aumentando desta forma a concorrência.

Com o avanço tecnológico, os equipamentos apresentam um número cada vez menor de avarias. Além disso, a alta tecnologia empregada inviabiliza o conserto de certos componentes, em virtude de os preços estarem mais baixos.

Por outro lado, esta havendo uma maior aproximação para a prestação de serviços, voltados para as pequenas empresas, oferecendo equipamentos, programas e serviços com preços e capacidades adequadas aos negócios de menor porte.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma oficina completa, exige-se, ainda, um ponto comercial com área mínima de 150m2.

Equipamentos básicos

  • Computadores reservas;
  • Ferramentas de reparos (multímetro (aparelho que mede a tensão da corrente elétrica), osciloscópio (mede as formas das ondas elétricas), etc;
  • Móveis e material de escritório;
  • Veículo utilitário, etc.
Leia  Rejuntes - Saiba como fazer gastando pouco

Investimentos

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, o empreendedor deverá contar com uma verba para a compra de equipamentos de reserva (para ceder aos clientes durante o conserto) e manter um estoque de peças primordiais (como disco rígido e placas, por exemplo). O investimento gira em torno de R$ 50 Mil.

Pessoal

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, deve-se contar com pelo menos dois técnicos para atendimento externo e um outro no laboratório, além é claro do empreendedor.

Faturamento

Para garantir o faturamento, é necessário que o empresário consiga alguns contratos fixos de manutenção, revenda de componentes ou até mesmo montagem de microcomputadores.

Motivação

A motivação para montar uma pequena firma neste segmento, decorre, normalmente, da capacitação técnica de seu proprietário, adquirida através de cursos regulares ou da experiência profissional, como também, a abertura da economia nacional, ocorrida nos últimos anos, tem provocado um constante incremento da informática nas relações empresariais e mesmo nos consumidores constituídos por pessoas físicas.

Lembretes importantes

  • O empreendedor deverá conhecer o funcionamento dos componentes ou ser um técnico em eletrônica;
  • Apresentar boa imagem em termos de confiabilidade nos serviços executados, presteza em atender bem o cliente, pontualidade de atendimento, política de preços justos e competitivos, agressiva política de divulgação dos seus serviços, até atingir capacidade plena de atendimento, e claro um bom atendimento domiciliar.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

Leia  Doces e geleias - Saiba como fazer

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

O futuro empreendedor deve ter conhecimento de algumas leis que regem este setor, tais como:
– Lei de Programa de computador nº 9.609/98. Promulgada em 19/02/98, substitui a Lei 7646/87, entrou em vigor na data de sua publicação,dando liberdade de produção e comercialização de softwares de fabricação nacional ou estrangeira.
Também comete crime o comerciante que importar, expor ou manter em estoque programas estrangeiros que não tenham sido registrados na SEPIN – Secretaria de Política de Informática e Automação, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Para eles, a lei prevê pena de detenção de até quatro anos, além de multa.

– Lei de direitos autorais nº 9.610/98. Substitui a Lei 5988/73, entra em vigor 120 dias após sua publicação; foi promulgada em 19 de fevereiro de 1998. , assegurou a integral proteção dos direitos dos seus autores e estabeleceu penas rigorosas a quem viole esses direitos. Assim, piratear programas de computador se tornou crime, passível de pena de seis meses a dois anos de prisão.
– Lei de informática nº 10.176/2001. Dispões sobre a capacitação e competitividade do setor de tecnologia da informação.

Entidades

ASSESPRO – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia de Informação: http://www.assespro.org.br

SEPIN – Secretaria de Política de Informática e Automação (Mistério da Ciência e Tecnologia): http://www.mct.gov.br

ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software: http://www.abes.org.br

Leia  Como montar uma loja de informática e montagem de computadores

INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial: http://www.inpi.gov.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Continue lendo
Clique para comentar

0 Comments

  1. Timoteo

    3 de dezembro de 2016 a 11:46

    Ótimo artigo, parabéns ao site.
    Mas… Na minha opinião, conserto de celulares, sem dúvida nenhuma, é o que realmente está valendo a pena hoje em dia. Celular é um bem necessário, todo mundo tem pelo menos 1 smarthphone e sempre ocorrem problemas, a demanda é muito grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro8 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro8 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro8 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro8 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro8 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro8 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro8 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Tendências