Ideias de Negócios

Como montar uma empresa de mudanças

 

 

 

By  | 10/11/2017

Como abrir ou montar uma empresa de mudanças de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Empresa de mudança

História

As primeiras empresas de mudanças do país surgiram no início do século. A bordo de rústicas charretes e carroças, transportavam a mobília e utensílios das famílias de um bairro para outro, ou se deslocavam morosas em pequenos comboios poeirentos entre as cidades. Tempos duros aqueles.

Hoje, as facilidades são imensas: veículos modernos, acessórios que reduzem drasticamente o esforço de embarque e desembarque. Em compensação, a disponibilidade de tempo é escassa e a variedade e fragilidade dos móveis, objetos e aparelhos eletrônicos exigem cuidados especiais.

Para quem quer ficar distante da informalidade dos carretos, constituir hoje uma empresa de mudanças implica avaliar bem o potencial da área em que se pretende atuar, dispor de profissionais treinados para embalar objetos e transportar equipamentos delicados e dominar técnicas de içamento de peças pesadas.

Perfil do empreendedor

O proprietário de uma empresa de mudanças tem que estar preparado para trabalhar a qualquer hora, à noite, inclusive. Atender bem, tanto pessoalmente como por telefone, costuma diferenciar as firmas desse segmento.

Mercado

Como muitos segmentos de negócios, o de mudanças residenciais também sentiu os efeitos dos planos econômicos e consequentemente teve uma retração nas solicitações de mudanças residenciais. Explica-se, em parte, pela maior facilidade dos locatários em renegociar o valor dos aluguéis, pois trata-se de uma atividade diretamente ligada ao mercado imobiliário.

Para ganhar espaço, tornar-se uma marca respeitável e obter receitas e lucros razoáveis neste segmento, é fundamental investir em diferenciais de qualidade, trabalhar com muito profissionalismo e diversificar os tipos de serviços oferecidos.

Além de mudanças, devem-se oferecer outros serviços, como içamento de grandes móveis e de objetos alçados pelo lado de fora dos edifícios. È bom também dispor de depósito, para guardar móveis. Não há necessidade de mandar confeccionar caixas com o logotipo da empresa, pois isso não impressiona o cliente e só aumenta os custos do empreendedor.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Cafeteria gastando pouco

Preço justo

Melhorar a qualidade do serviço e manter o preço competitivo é um desafio no setor.
Nas mudanças locais, dentro do perímetro urbano, o que pesa mais no preço final é o grau de dificuldade de desmontagem e montagem dos móveis, os obstáculos para o deslocamento até o caminhão, e a metragem cúbica total da mudança.

A combinação desses itens determinará a quantidade de funcionários necessária, o tempo de duração do serviço e o tipo de veículo que fará o transporte.

Existem vários tipos de embalagens: as convencionais – acolchoados, cobertores e papelão ondulado, que são as mais baratas; as caixas de papelão; as caixas de plástico rígido e os engradados, feitos de madeira, especiais para acondicionar objetos frágeis.

Mão de obra

A qualificação do pessoal é um fator muito importante e crescente nas empresas de mudança.  Lidar com o cliente exige tato e polidez, além de cuidados com a aparência.

Tanto motoristas, quanto embaladores e ajudantes devem receber treinamento específico e até noções de etiqueta. Nas regras de etiqueta estão incluídos desde os princípios de higiene, como barba feita e uniforme limpo, até a educação na abordagem.

Os funcionários devem saber como transportar de uma mesa a um piano de cauda, passando por obras de arte e objetos de cristal. O próprio empresário deve auxiliar na formação da sua mão-de-obra, caso tenha conhecimento do ramo.

Dicas

.Incentivar o desenvolvimento dos recursos humanos, com investimento em treinamento (para evitar a rotatividade de pessoal) e o pagamento de salários justos;

  • Oferecer serviços compatíveis com a estrutura, complementados por um pós-venda eficiente;.
  • Ponderar sobre o momento certo de crescer e ampliar a estrutura, para não dar passos maiores que as pernas;.
  • Usar criatividade para se diferenciar dos concorrentes.

Legislação Específica

As firmas de mudanças não constituem uma categoria empresarial específica e têm o mesmo tratamento fiscal e tributário das transportadoras. “elas podem se filiar às entidades representativas das empresas de transportes, em que dispõem de toda a orientação jurídica e apoio, como consultorias e treinamento de pessoal, Informa Carlos Breda, assessor da presidência do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo (Setsesp). Para constituir uma empresa de mudanças, portanto, deve-se seguir o procedimento de praxe: obter o registro na Junta Comercial do Estado, cadastrar-se junto à prefeitura da cidade, para efeito de recolhimento do ISS; o mesmo com a Secretaria da Fazenda do Estado; e, finalmente, inscrever-se na Secretaria da Receita Federal, para obtenção do CGC.

VOCÊ VIU?  Montar uma confecção de Roupas Descartáveis - Passo a Passo

Sites afins

Empresas de Mudanças: http://www.franelis.com.br
Mudança Residencial: http://www.mudancastucuruvi.com.br
MudLog: http://www.mudlog.com.br/Mudancas‎
Mudanças Residenciais‎: http://www.mudancascolibri.com.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: Abrir empresa de transportes, Apoio às mudanças internacionais, Check-list para mudar de casa tranquilamente, Como abrir uma empresa de mudanças, Como abrir uma empresa de mudanças com vans, Como fazer mudança organizada, Como fazer mudanças, Como fazer mudanças na empresa, Como montar uma empresa de mudanças, Como montar uma empresa de transporte e mudanças, Como organizar uma mudança residencial, Dicas para auxiliar na mudança, Empresa de mudanças campinas, Empresa de mudanças como montar começar e operar, Empresa de mudanças em canoas rs, Empresa de mudanças em santos, Empresa de mudanças em sp zona leste, Empresa de mudanças interestaduais, Empresa de mudanças lisboa, Empresa de mudanças porto, Empresa de mudanças residenciais, Empresa de mudanças rj, Empresa de mudanças são paulo, Empresa de mudanças sp, Empresa mudanças bruno, Empresa mudanças rj, Empresa mudanças salvador, Empresa mudanças são paulo, Empresa mudanças sp, Fazer mudança com gatos, Fazer mudança em agosto, Fazer mudanças em fotos, Fazer mudanças em fotos gratis, Fazer mudanças na vida, Granero mudanças, Melhor empresa de mudança, Mudança organizada, Mudança residencial dicas, Mudança residencial interestadual, Mudança residencial jundiai, Mudança residencial rj, Mudança residencial são paulo, Mudança residencial sp, Mudanças e transportes, Mudanças frases, Mudanças lisboa, Mudanças na vida, Mudanças residenciais, Mudanças residenciais e comerciais, Mudanças residenciais local e interestadual, Mudanças residenciais são paulo, Mudanças significado, Mudanças sinonimo, Orçamento mudança residencial, Preparar mudança, Quanto custa uma mudança residencial, Texto mudanças, Um guia para mudar de casa, Veja como montar uma empresa de mudanças.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Lavanderia gastando pouco

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

1 Comment

  1. Alberta Soares

    fevereiro 17, 2017 at 11:15 pm

    Ótimo texto, muito bem escrito e detalhado.
    Conteúdo com ótimas dicas, vai me ajudar aqui bastante.
    Estou morando em Buenos Aires e estou trabalhando com isso.
    Obrigada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *