Ideias de Negócios

Como montar uma fábrica de Pipoca de Microondas

 

 

 

By  | 11/12/2017

Ganhe muito dinheiro fabricando pipocas, saiba como montar uma fábrica de Pipoca de Microondas com pouco dinheiro e sem erros, produção caseira ou industrial, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Alimentícia
Tipo de Negócio: Beneficiamento e Empacotamento
Produto: Pipoca para microondas

Pipoca para Microondas

Popularidade

Não se sabe ao certo onde surgiu a pipoca, mas há indícios de que no Antigo Egito, na Antiga China e na Civilização Inca já se comia pipoca. Dentro de cada grão de pipoca existe uma pequena quantidade de água, cercada por uma pequena camada macia. Quando você aquece o grão de pipoca, essa água começa a se expandir tornando a pressão tão intensa que o grão explode e a camada macia, que é a parte branca da pipoca, aparece. A pipoca tornou-se popular durante os anos 50 com o surgimento da televisão, pois pela primeira vez as pessoas compravam pipoca para comer em casa, coisa que só era feita nos parques de diversões e circos.

A idéia de usar microondas na cozinha, nasceu por acaso em 1946 nos Estados Unidos. Num forno convencional, os alimentos são aquecidos por etapas: a chama aquece as paredes e as grades do forno, que por sua vez transmitem o calor à assadeira; esta então aquece o alimento; o ar quente ajuda a dar o dourado característico dos assados.

No forno de microondas, o aquecimento é direto. O principal alvo das microondas é a água dos alimentos. Elas atravessam vidro, cerâmica, porcelana, plástico, papel, madeira, etc., como se fossem transparentes. O mesmo acontece com o ar no interior do forno, que não se aquece. As moléculas de água, entretanto, absorvem as microondas. As microondas penetram somente de 2 a 5 centímetros na superfície dos alimentos. Daí em diante, o calor é transmitido por condução, como nos fornos convencionais, ou seja, uma camada mais quente aquece outra mais fria e assim sucessivamente.

VOCÊ VIU?  Como montar uma empresa de Reciclagem

Mercado da pipoca de microondas

A venda de pipocas para microondas ultrapassa 290 milhões de dólares por ano. A grande dificuldade na produção está na embalagem. A embalagem de papel para microonda, em especial para pipocas, é constituída de dois papéis, um externo e outro interno, com uma folha menor na parte central, que é um filme reflexivo de microonda, utilizado para as reflexões das ondas, fazendo com que as pipocas estourem. O papel externo possui uma gramatura diferenciada do papel interno. O papel externo deve ser resistente o suficiente para que o saco não arrebente e nem rasgue. O papel interno tem uma função especial de absorver a gordura excedente proveniente do estouro da pipoca. O papel utilizado nas embalagens de pipoca para microonda no Brasil são importadas dos Estados Unidos, sendo a Yoki Alimentos S.A. seu maior importador e detentora do mercado. No forno de microondas a pipoca leva 3 minutos para estourar totalmente. A pipoca queimada no microondas tem mais odor do que a queimada no fogão.

Produção da pipoca de microondas

Deve-se ter cuidados especiais na escolha do milho a ser embalado. Os melhores grãos são os de tamanho uniforme, procedência fiscalizada e conhecida no mercado. Antes do tratamento que antecede o embalamento, verificar se estão isentos de impurezas, pois os grãos serão envolvidos por gordura vegetal hidrogenada, sal, aroma e corante artificiais.

Sites afins

Fabrica de Pipocas‎: www.zapmeta.com.br/Fabrica+De+Pipocas‎
Fabrica de Pipocas‎: www.wow.com/Fabrica+De+Pipocas‎
Fabrica de  Pipocas: www.osprecos.com.br/Fabrica+de+pipoca
Ms. Pop‎: www.mspop.com.br
Pipocaria Gourmet: www.maqglobal.com.br

Você viu?
- Vagas
de Emprego Pagando em Dólares

- Saiba o que fazer para trabalhar no Exterior

- Descubra agora como trabalhar na Globo

- Descubra agora como trabalhar no Itaú

VOCÊ VIU?  Como fazer sacola de papel e sacolas tnt

- Descubra agora como trabalhar na Oi

- Descubra agora como trabalhar na Vivo

- Como abrir uma empresa do Zero

- MEI – Microempreendedor Individual, impostos, taxas e contribuições

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *