Ideias de Negócios

Como montar uma fábrica de placas de carro

 

 

 

By  | 10/11/2017

Ganhe dinheiro fabricando e estampando placas de carro, saiba como montar uma fábrica de placas de carro com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Fabricação e estampagem de placa de automóvel

Processo de fabricação

O processo de fabricação de placas de automóveis consiste na estampagem das peças. Entende-se por estampagem a fabricação das peças através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem a frio. A estampagem de chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis e de diferentes ligas não ferrosas.

O emprego deste processo de fabricação apresenta vantagens, tais como: alta produção (400 a 50.000 peças/hora); redução do custo por peça em comparação com o processo de usinagem; acabamento bom, não necessitando processamento posterior e baixo custo de controle de qualidade devido a uniformidade da produção e a facilidade para detecção de desvios.

Como desvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo dos equipamentos, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.

Processo de Produção

O processo de produção, consiste basicamente em duas etapas:

  1. Corte e estampagem dos números das chapas
  2. Pinturas das placas

Corte

Consiste em separar uma porção de material com contorno determinado de uma chapa plana, mediante golpe de prensa, utilizando ferramenta apropriada.

As operações de corte de chapas de metal são obtidas através de forças de cisalhamento aplicadas na chapa pelos dois cantos da ferramenta criando tensões internas que, ultrapassando o limite de resistência ao cizalhamento do material, provocam a ruptura e finalmente a separação.

VOCÊ VIU?  Como fazer joias, processos de fabricação de joias

O corte é realizado fundamentalmente em três etapas:

  • deformação plástica;
  • redução de área;
  • fratura.

A parte útil obtida da tira é denominada peça e as sobras da tira, retalho.

Estudo do “Lay-out” para melhorar aproveitamento das chapas

Pode-se obter uma importante economia de material particularmente quando se tratar de grandes séries de peças, se estudado e projetado, acertadamente, a posição que deve ocupar a peça na tira de chapa.

Além do aspecto relativo à redução de retalhos e sobras em geral, muitas vezes é importante considerar-se também o sentido de laminação da chapa, para obter-se uma resistência adequada da peça. Um bom arranjo da peça na tira também pode contribuir para um aumento de produtividade, bom acabamento das peças, ao mesmo tempo que pode propiciar o uso de ferramentas mais simples.

Para se obter uma melhor disposição da peça na tira deve-se seguir algumas regras como:

  • Separação entre as peças;
  • Modo de disposição das peças na tira.

Dobra

Como seu nome indica, consiste em obter uma peça formada por uma ou mais dobras de uma chapa plana, para isto, é utilizada uma ferramenta denominada estampo de dobra.

Embutimento ou Repuxo

Esta operação tem por finalidade obter peças em forma de recipientes, como canecas, caixas e tubos, obtidas pela deformação da chapa, a golpes de prensa e empregando-se equipamento especial denominado estampo de repuxo.

Matéria Prima

As chapas podem ser confeccionas em aço ou alumínio sendo que a segunda opção é a de maior durabilidade.

Dimensões, Letras e Cores

As dimensões das placas, tamanho das letras e as cores poderão ser encontradas no DETRAN do seu estado. As letras devem ser claras e maiúsculas abertas, para permitir uma boa legibilidade das mesmas.

VOCÊ VIU?  Como fazer fogos de artifício - Veja como montar uma fábrica

Pintura das Placas

A pintura será feita com equipamentos apropriados ou seja pistola para pintura, compressor de ar, mangueiras de ar, etc.

Sites afins

Day Brasil S/A: http://www.daybrasil.com.br/produtos/sinalizacao/
Máquinas de Jateamento: http://www.cmv.com.br‎
Equip. Pintura Airless‎: http://www.rocostabrasil.com.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: Como abrir uma empresa de placa de automóvel, Como são definidos os números e as letras da placa dos carros, confecção placa automovel, Consulta de Veículo por Placa, consulta placa carro sp, Controle de placas veiculares fica mais rígido, Denatran apresenta novas placas de automóveis, Empresa de estampagem em placas de automóvel, Fábrica de placas automotivas com treinamento e instalação, Fabrica de placas para veículos, fabrica placa automovel, Mini-prensa portátil para estampagem de placas, placa a veículos Francisco Beltrão, placa automovel consulta, placa automovel rj, placa automóvel verde, placa carro casamento, placa carro personalizada, placa carro rj, placa carro rs, placa carro vetor, placa de automóveis, placa de caminhão consulta, placa de veiculo, placa n é da onde, placa veiculo, placas de carro, Placas de identificação de veículos no Brasil , Sistema de Rodízio de Automóveis na cidade de São Paulo, tamanho placa carro, trocar placa carro, Valor de placas de carros vai triplicar, Veja os diferentes tipos de placas de veículos.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

VOCÊ VIU?  Ganhe dinheiro com comunicação visual

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

6 Comments

  1. Yuri

    janeiro 23, 2017 at 8:50 pm

    Qual processo para abrir uma empresa de emplacamentos, quais os dados é preciso?

  2. Roberto

    agosto 15, 2016 at 3:14 am

    Quero fabrica placas o que eu devo fazer? Qual é o procedimento?aguardo resposta

  3. Wandenberg Santos

    agosto 7, 2016 at 5:40 pm

    Gostaria de saber como abrir uma empresa de emplacamentos com custo baixo e saber se as placas novas ( mercosul) se iniciarão mesmo em 2017?
    Qual empresa fornecerá equipamentos dentro dos padrões exigidos?

  4. daniel

    maio 24, 2016 at 11:58 pm

    gostaria de saber o que eu preciso para fabricar placas para meu municipio

  5. Foto kelly

    outubro 8, 2015 at 4:30 pm

    Quero saber como devo fazer pra fabricação de placas de carros, poso compra ou alugar maquina pra fabricação? meu f.48/34652828 Urussanga sc. aguardo resposta.

  6. Dario Alves dos Santos

    março 25, 2015 at 9:46 pm

    Gostaria de saber como,consigo abrir uma empresa com custo razoavel?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *