Ideias de Negócios

Tijolos Ecológicos – Monte sua fábrica gastando pouco

 

 

 

By  | 11/11/2017

Saiba como montar uma fábrica de Tijolos Ecológicos gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro fabricando tijolos para alvenaria, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria de tijolo ecológico
Tipo de Negócio: Fabricação de tijolos ecológico
Produtos produzidos: Tijolos ecológico para Alvenaria

Fabricação de tijolos ecológicos

Histórico

A necessidade do homem proteger espaços em busca de abrigo, remonta à pré história. Utilizando recursos naturais precisava defender-se dos predadores, dos rigores da natureza e de seus próprios semelhantes. Não demorou a perceber que sua sobrevivência dependia da segurança destes refúgios. Fechar espaços, eis a questão! A arte de construir evoluiu por milhões e milhões de anos.

A utilização dos ligantes na construção se fez necessária pela necessidade em consolidar peças menores, muito mais fáceis de serem encontradas e manuseadas.

A mescla de cal com pozolana dos romanos deu lugar ao cimento que J. Smeaton fez na Inglaterra em 1750. A este primitivo aglomerante hidráulico – que secava com água – juntaram-se os agregados areia e pedra. Com a utilização cada vez maior desta mistura, era preciso definir suas propriedades. Em 1818 Vicat estabelecia na França as primeiras propriedades do concreto simples, quais sejam, cura, pega e resistência a compressão.

O solo natural

O solo natural é produto dos agentes geológicos cuja primeira origem são as rochas que formam a crosta terrestre, as quais se decompõem produzindo o material chamado solo. Dependendo do elemento formador da rocha temos o tipo de solo resultante.
Quando dizemos que um solo é, por exemplo, argiloso, não significa que todos os seus grãos sejam de argila, e, sim, que existe uma predominância desses grãos.

Seleção do solo

Por se tratar do material de maior proporção na mistura, o solo deve ser selecionado segundo certos critérios, tais como:

  • Não apresentar material orgânico na sua composição;
  • Escolher solo que necessite do menor teor de cimento, para estabilizá-lo, geralmente, o solo arenoso precisa de menos cimento para estabilizaar-se, no entanto, é necessária a presença de elementos finos (argila e silte), para facilitar a retirada dos tijolos da prensa e posterior estoque;
  • Em termos de laboratório, de uma maneira geral, considera-se um solo adequado, quando possui as seguintes características: % passando na peneira ABNT 4,8 mm (nº 4) 100%; % passando na peneira ABNT 0,076 mm (nº 200) 10 a 50%; limite de liquidez < 45%; índice de plasticidade < 18%.
VOCÊ VIU?  Criação de Avestruz - Passo a Passo

Caso um solo não atenda a estas especificações, pode-se misturá-lo com outro(s), de maneira a obter-se um solo viável.

Os insumos

Cimento

Os cimentos que poderão ser usados deverão atender as seguintes especificações:
* Cimento Portland Comum – CPC;
* Cimento Portland de Alto Forno – AF;
* Cimento Portland Pozolânico – POZ ;
* Cimento Portland de Alta Resistência Inicial – ARI.

Água

Deverá ser isenta de impurezas nocivas à hidratação do cimento.

Equipamentos

Os equipamentos básicos são os equipamentos de produção (prensas manuais) e os da administração (móveis de escritório, computadores, telefones, etc..)

Processo de fabricação

Para a fabricação de tijolos de solo-cimento devemos levar em consideração a caracterização do solo, do cimento e da água, e, posteriormente, a mistura solo-cimento, ressaltando-se a dosagem e a umidade.

Procede-se da seguinte forma: preparado o traço, vira-se a mistura a seco até obter coloração uniforme; adiciona-se água até obter a umidade adequada; coloca-se a mistura nas matrizes e prensa-se; retiram-se cuidadosamente os tijolos, colocando-se empilhados até uma altura de 1,5 m, sobre uma superfície plana, à sombra; após 6 horas da fabricação e durante os sete próximos dias, molhar os tijolos através de regadores, para garantir a cura adequada.

Para garantia da energia de compactação é necessário fazer o curso completo da alavanca até que a mesma fique paralela ao chão. Isto não ocorrerá quando houver mistura em excesso na matriz ou a umidade estiver baixa. Neste caso destrua o tijolo e devolva-o ao restante da mistura.
As prensas devem estar sempre reguladas, limpas e lubrificadas, para garantir a qualidade do tijolo e a uniformização de suas dimensões.

Observação:  a dosagem de solo-cimento em laboratório só se justifica quando o volume da obra for grande, caso contrário, deve-se partir de um traço econômico e verificar as condições do tijolo com relação à resistência e absorção de água.

VOCÊ VIU?  Como fazer Copos Descartáveis gastando pouco

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
A fabricação de tijolos é normalizada segundo a ABNT, conforme a:
NBR 8492 – Determina a resistência do tijolo solo a compressão e a absorção da água.
São muitas as normas para a fabricação e testes deste produto. Para maiores informações consultar a ABNT.

Sites afins

IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A: http://www.ipt.br
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas: http://www.abnt.org.br
CREA-ES: http://www.creaes.org.br
Sahara: http://www.sahara.com.br/MaquinasParaTijolos
Deck de Piscina: http://www.jfltelhados.com.br
Máquina fabricação blocos: http://www.honchabrasil.com.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

VOCÊ VIU?  Como cultivar Cogumelos gastando pouco

Artigos relacionados: maromba para fabricacao de tijolos, olaria fabricacao de tijolos, formas para fabricacao de tijolos, fabricacao de tijolos de cimento, maquina para fabricacao de tijolos ecologicos, forma para fabricacao de tijolos, maquinario para fabricacao de tijolos, tijolos ecologicos preco, casa tijolos ecologicos, preco de tijolos, tijolos de vidro, maquinas para fabricacao de tijolos, com Fabricação de tijolos, fabricacao de tijolos ceramicos, processo de fabricacao de tijolos, fabricacao de tijolos de barro, fabricacao de tijolos ecologicos.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *