Ideias de Negócios

Como montar uma indústria têxtil

 

 

 

By  | 22/10/2017

Como abrir ou montar uma indústria têxtil de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Indústria têxtil

FICHA TÉCNICA
Setor da economia: Secundário
Ramo de atividade: Indústria
Principais produtos: Fiação, Tecelagem, Malhas, etc.

Mercado

Existem enormes espaços a serem conquistados no mercado interno, um dos maiores do mundo com 160 milhões de consumidores.
Nesta virada do milênio, o setor têxtil – pioneiro da industrialização no Brasil – vive momentos de renovação e de franco crescimento graças a adoção de um agressivo programa que já acumula mais de US$ 6 bilhões de investimentos em projetos de modernização, treinamento e capacitação de recursos humanos e de aumento de produtividade – fatores fundamentais para a sobrevivência industrial num mercado aberto cada vez mais globalizado e competitivo.

Equipamentos essenciais

– Filatórios open-end;
– Penteadeiras;
– Passadeiras com auto reguladores;
– Conicaleiras com atadores automáticos, entre outros.

Investimento e pessoal

Ambos irão variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Matéria prima

A matéria prima básica é o algodão.

Principais produtos

Fiação

Tecnologicamente, a fiação é o segmento da cadeia têxtil mais avançado, já que a produtividade esta incorporada pela inovação na automação.

Tecelagem

Ao contrário da fiação, a tecelagem possibilita o ingresso de micro e pequenas empresas na indústria. O tear, por si só, é uma unidade produtiva independente, sendo o aumento de produção conseqüência da agregação de uma maior número de teares.

Malhas

O segmento de malhas tem algumas características semelhantes às da tecelagem, principalmente, no que se refere às pequenas barreiras à entrada de novas firmas, com substanciadas nos altos investimentos e na tecnologia disponível.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Choperia - Passo a Passo

Acabamento

Com a introdução da microeletrônica, o nível de sofisticação dos equipamentos sofreu um avanço considerável, principalmente, no controle do processo produtivo, resultando em ganhos de produtividade e na melhoria da qualidade do produto final.

O surgimento de novos produtos

O investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos deve ser constante, porém, tais investimentos são de natureza incremental, ou seja, somente grandes empresas são capazes de realizar investimento no enobrecimento de malhas e tecidos.

Lembretes importantes

  • O empresário interessado em ingressar no ramo têxtil, deverá estar disposto a enfrentar os grandes concorrentes e contar com um volume expressivo de capital, enfim, o empreendedor que tiver intenção de ingressar neste ramo deverá preparar-se técnica e financeiramente,já que o volume de capital é considerável;
  • É importante manter um contato direto com os fornecedores, porque da pontualidade deles vai depender a manutenção de um estoque ideal com vistas a uma produção contínua.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua confecção para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Sites afins

ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção: http://www.abit.org.br
ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário: http://www.abravest.org.br
Walter Porteiro Máquinas‎: http://www.walterporteiro.com.br
Máquinas para Indústria Textil: http://www.enfesmak.com.br/Enfestadeiras.asp‎
Ciabrafe Indústria Têxtil‎: http://www.ciabrafe.com.br
Magma Ind Com Têxtil Ltda‎: http://www.magmatextil.com.br
Indústria Têxtil Belém‎: http://www.textilnsbelem.com.br

VOCÊ VIU?  Como montar uma indústria de confecção

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: indústria textil, indústria textil malhas, indústria textil historia, indústria textil santa catarina, indústria textil tsuzuki, indústria alimentícia, indústria automobilística, indústria siderúrgica, indústria textil apucarana.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *