Ideias de Negócios

Como montar uma oficina de Molduras

By  | 26/03/2017

Está precisando de dinheiro? Conheça a empresa Americana que paga entre U$ 2 a 15 mil dólares por trabalho realizado no Brasil. Faça o cadastro e receba informações!

Saiba como montar uma oficina de molduras lucrativa e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro produzindo molduras em madeira e metal, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica:
Setor da Economia: Comércio e Serviço
Ramo de Atividade: Oficina de Molduras
Tipo de Negócio: Serviços de Confecção e Montagem de Molduras
Produtos ofertados/produzidos: Molduras em madeira e metal

Oficina de molduras

Mercado

Da foto do churrasco com o time ao diploma universitário, da paisagem recortada do calendário à tela do pintor famoso. Não importa. Há sempre uma imagem que merece virar quadro e ganhar lugar de destaque na parede, é só mandar emoldurar. Mas muita coisa mudou no campo das molduras, nos últimos tempos. A começar pelo material. Ainda que a madeira continue sendo a campeã, quase não é mais trabalhada de modo artesanal, agora, vem em perfis.

As lojas de moldura exigem do empreendedor, não apenas esmero técnico na execução do trabalho, mas também uma boa dose de sensibilidade e informação, especialmente sobre o mundo das artes e da decoração.

Público alvo

Observamos que os maiores consumidores de molduras são as pessoas de nível econômico e cultural elevados, mas existem consumidores desse tipo de produto em praticamente todas as classes sociais e nas mais diferentes regiões do país. Cabe ao empreendedor observar quais são as características, preferências e necessidades do consumidor e procurar atendê-las, oferecendo um bom produto.

Localização

A escolha do local é sempre muito importante para a instalação de qualquer negócio. O nível de faturamento, claro, está diretamente ligado ao ponto escolhido para instalar a oficina de molduras. Procure abrir sua oficina de molduras perto de outras do ramo de artes e decoração, como galerias, lojas de móveis e tapeçarias.

Estrutura

Para a oficina você precisará dispor de uma área bem espaçosa, pois lá serão confeccionadas as molduras. Lembre-se, você irá trabalhar com chapas de vidro e com peças de madeiras de tamanhos grandes.
Para a área da loja, o espaço pode variar de acordo com a quantidade de material que você pretende expor. Será necessário um local para o expositor de molduras – geralmente colocado nas paredes – e um local com cadeiras confortáveis para a recepção e atendimento aos clientes.

Produto

A utilização correta de materiais e acessórios e o bom acabamento de uma moldura são fatores vitais para garantir a satisfação do cliente. É preciso tomar cuidado com as madeiras do tipo compensado aplicadas no fundo dos quadros, pois o material é ácido e deve ser revestido com papel de pH neutro para não comprometer a tela. Colas, vidros, pregos e grampos têm de ser de boa qualidade e colocados corretamente, a fim de evitar futuros acidentes e reclamações.

Investimento

O investimento inicial para montar uma oficina de molduras varia de acordo com os materiais utilizados e o tipo de acabamento dado a eles. A boa notícia é que se pode começar no segmento com uma estrutura mínima e equipamentos modernos, que garantem produtividade e padrão de qualidade, sem gastar muito dinheiro.

Máquinas e equipamentos básicos

  • uma serra circular pneumática com corte em ângulo, para as molduras de madeira e abertura de passe partout;
  • uma pregadora pneumática;
  • uma máquina de embalar;
  • mesas de corte e montagem;
  • armários;
  • escaninhos;
  • cavaletes;
  • quadro de ferramentas.

Matéria prima

As oficinas de molduras brasileiras estão consumindo mensalmente 3 milhões de metros lineares de perfis de madeira, fornecidos por grandes indústrias, que começaram a surgir na década de 40.

Os perfis de alumínio, que passaram a ser usados nos anos 70, respondem por 15% do faturamento total das moldurarias.

Novas técnicas

Mas não foram só os materiais que evoluíram. O jeito de trabalhar também mudou. Hoje, os empreendedores que quiserem obter êxito no ramo de molduras têm de investir em tecnologia para destacar-se em meio a uma concorrência extremamente pulverizada, na qual os informais que trabalham de maneira artesanal ainda têm grande força.

Mesmo contando com uma vasta gama de acabamentos originais de fábrica, as oficinas costumam oferecer aos clientes opções de pinturas especiais em molduras de madeira, como pátina, envelhecimento e marmorização, e isso requer um bom aprendizado.

Quem está começando no ramo pode formar o menu de molduras com ajuda dos próprios fornecedores. E tão importante quanto oferecer variedade é mostrar os modelos de perfis disponíveis logo na entrada da loja, em um painel que facilite a escolha.

Pessoal

Funcionários bem preparados são fundamentais, tanto para garantir a qualidade dos serviços quanto para a empresa se manter atualizada em relação a novas técnicas, materiais e tendências.

Sites afins

Paethus Molduras: http://www.molduraspaethus.com.br
Moldura Leroy Merlin‎: http://www.leroymerlin.com.br/Moldura‎
Molduras de isopor‎: http://www.epsmolduras.com.br/
Max Molduras‎: http://www.maxmolduras.com.br/Molduras‎
Panorama Molduras: http://www.panoramamolduras.com/‎

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

 

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

1 Comment

  1. Flávio BONATTO

    maio 5, 2016 at 10:43 pm

    Como monto uma fábrica de molduras

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *