Connect with us

Ideias de negócios

Curso de Informática – Saiba como montar escola de Informática

Published

on

Saiba como montar uma escola de informática gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com cursos de informática. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Escola (curso) de informática

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Serviço
Ramo de Atividade: Ensino e treinamento
Tipo de Negócio: Curso de informática

Histórico

A globalização, com a abertura e a expansão comercial, acelerou o uso da tecnologia da informação nos dias de hoje, aliado a isto a expansão e a aquisição de computadores, sejam para uso domiciliar ou empresarial, influenciaram na crescente necessidade do conhecimento e aperfeiçoamento das formas de utilização dos equipamentos e softwares.

Mercado

O mercado é bastante promissor e está em expansão, o empreendedor deve observar as deficiências das escolas atuantes para poder atrair os clientes.

Existem dois nichos principais no ramo de cursos de informática:

  1. Cursos básicos: indicados para aqueles que necessitam das primeiras noções referentes aos aplicativos mais usados;
  2. Cursos especializados: Indicados para o público que já possui o conhecimento dos aplicativos básicos e necessitam se aperfeiçoar na utilização de softwares mais específicos e sofisticados.

Os cursos básicos sofrem maior concorrência, uma vez que são oferecidos por praticamente todas as escolas, o que fará o diferencial nesse caso será a localização e o preço. No caso dos cursos específicos, o público é bem definido e o diferencial está concentrado na qualidade do curso.

O leque de cursos oferecidos deverá ser bastante amplo, com linguagens mais avançadas e com as versões mais recentes dos softwares.

A leitura de algumas revistas especializadas em informática, poderá ajudar a definir o segmento de atuação (Exame Informática, Byte, PC Magazine, CAD Design e Publisher).

Localização

Uma escola deve estar localizada, preferencialmente, num local de fácil acesso com estacionamento e segurança.

Estrutura

Estima-se ser necessário uma área de 300 m², essa área poderá variar de acordo com a disponibilidade financeira do empreendedor e também quanto à dimensão do empreendimento.

Os ambientes devem ser divididos em salas de aula, um escritório, uma recepção e banheiros (masculino e feminino). As salas devem ser confortáveis, com boa iluminação e ausência de ruídos.

O empreendedor deverá fazer adaptações das instalações elétricas de modo a proporcionar a perfeita adequação aos equipamentos de informática.

Equipamentos básicos

– Móveis e materiais de escritório;
– Telefones, aparelho de fax, computadores, impressoras, além de softwares adequados aos cursos.
Outros equipamentos podem ser dispostos de acordo com o curso que a escola se propor a oferecer.

Investimento

A estimativa de investimento inicial é de, aproximadamente, R$ 100 Mil.

Pessoal

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que a mão de obra básica deve contar com:

– Recepcionistas;
– Técnico em informática para cuidar da manutenção dos equipamentos;
– Instrutores que irão ministrar os cursos.
O empreendedor ficaria com a parte administrativa e a coordenação pedagógica e técnica.

Programa de funcionamento

Através da combinação de 3 salas de aula, 3 turnos diários, durante 6 dias na semana, pode-se montar 54 turmas com 10 alunos.

Propaganda

A melhor forma de divulgação ainda é o “boca-a-boca” e a melhor forma de diferenciação é fazer o trabalho com absoluta seriedade.

Lembretes

Alguns fatores importantes devem ser lembrados para proporcionar o sucesso do empreendimento:

  • É essencial que o empreendedor detenha um amplo conhecimento de informática, ou que esteja disposto a contratar um profissional da área com esses conhecimentos.
  • Segundo empresário do ramo, “o grande segredo do negócio é o investimento em equipamentos e a atualização dos cursos de informática”.
  • Fazer parcerias junto a empresas, escolas, órgãos públicos e etc, inclusive ministrando os cursos nas próprias entidades.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar sua Escola de Informática para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990)

Outro fator importante, é o conhecimento de algumas legislações deste setor:

– Lei de Programa de computador n. 9.609/98. Promulgada em 19/02/98, substitui a Lei 7646/87, entrou em vigor na data de sua publicação,dando liberdade de produção e comercialização de softwares de fabricação nacional ou estrangeira.
– Lei de direitos autorais n. 9.610/98. Substitui a Lei 5988/73, entra em vigor 120 dias após sua publicação; foi promulgada em 19 de fevereiro de 1998. , assegurou a integral proteção dos direitos dos seus autores e estabeleceu penas rigorosas a quem viole esses direitos. Assim, piratear programas de computador se tornou crime, passível de pena de seis meses a dois anos de prisão.
– Lei de Informática nº 10.176/2001. Altera a Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, a Lei no 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e o Decreto-Lei no 288, de 28 de fevereiro de 1967, dispondo sobre a capacitação e competitividade do setor de tecnologia da informação.

Observações Importantes

– Comete crime o comerciante que importar, expor ou manter em estoque programas estrangeiros que não tenham sido registrados na SEPIN – Secretaria de Política de Informática e Automação, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Para eles, a lei prevê pena de detenção de até quatro anos, além de multa.

– Certifique-se de que os produtos e equipamentos importados que chegam à sua loja entraram no país legalmente. Caso contrário, você poderá ser enquadrado como cúmplice em crime de contrabando.

– O Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio e Turismo é o orgão responsável pelos registros dos programas de computador. Para que possa garantir a exclusividade na produção uso e comercialização de um programa de computador, o interessado deve comprovar a autoria do mesmo, estando portanto revestido de grande importância o registro no INPI.

Entidades

ASSESPRO – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia de Informação: http://www.assespro.org.br/

ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software: http://www.abes.org.br/

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: http://www.mct.gov.br/

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Portal de notícias sobre o Mercado de Trabalho. Equipe de profissionais e colaboradores atualizam o portal diariamente com notícias relevantes sobre emprego, renda, empreendedorismo e qualificação profissional.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Em Destaque

Copyright © Emprega Brasil. Todos os direitos reservados.