Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Curso de Informática – Saiba como montar escola de Informática

Saiba como montar uma escola de informática gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com cursos de informática. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Escola (curso) de informática

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Serviço
Ramo de Atividade: Ensino e treinamento
Tipo de Negócio: Curso de informática

Histórico

A globalização, com a abertura e a expansão comercial, acelerou o uso da tecnologia da informação nos dias de hoje, aliado a isto a expansão e a aquisição de computadores, sejam para uso domiciliar ou empresarial, influenciaram na crescente necessidade do conhecimento e aperfeiçoamento das formas de utilização dos equipamentos e softwares.

Mercado

O mercado é bastante promissor e está em expansão, o empreendedor deve observar as deficiências das escolas atuantes para poder atrair os clientes.

Existem dois nichos principais no ramo de cursos de informática:

  1. Cursos básicos: indicados para aqueles que necessitam das primeiras noções referentes aos aplicativos mais usados;
  2. Cursos especializados: Indicados para o público que já possui o conhecimento dos aplicativos básicos e necessitam se aperfeiçoar na utilização de softwares mais específicos e sofisticados.

Os cursos básicos sofrem maior concorrência, uma vez que são oferecidos por praticamente todas as escolas, o que fará o diferencial nesse caso será a localização e o preço. No caso dos cursos específicos, o público é bem definido e o diferencial está concentrado na qualidade do curso.

O leque de cursos oferecidos deverá ser bastante amplo, com linguagens mais avançadas e com as versões mais recentes dos softwares.

A leitura de algumas revistas especializadas em informática, poderá ajudar a definir o segmento de atuação (Exame Informática, Byte, PC Magazine, CAD Design e Publisher).

Localização

Uma escola deve estar localizada, preferencialmente, num local de fácil acesso com estacionamento e segurança.

Leia  Representante Comercial, saiba como montar sua representação

Estrutura

Estima-se ser necessário uma área de 300 m², essa área poderá variar de acordo com a disponibilidade financeira do empreendedor e também quanto à dimensão do empreendimento.

Os ambientes devem ser divididos em salas de aula, um escritório, uma recepção e banheiros (masculino e feminino). As salas devem ser confortáveis, com boa iluminação e ausência de ruídos.

O empreendedor deverá fazer adaptações das instalações elétricas de modo a proporcionar a perfeita adequação aos equipamentos de informática.

Equipamentos básicos

– Móveis e materiais de escritório;
– Telefones, aparelho de fax, computadores, impressoras, além de softwares adequados aos cursos.
Outros equipamentos podem ser dispostos de acordo com o curso que a escola se propor a oferecer.

Investimento

A estimativa de investimento inicial é de, aproximadamente, R$ 100 Mil.

Pessoal

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que a mão de obra básica deve contar com:

– Recepcionistas;
– Técnico em informática para cuidar da manutenção dos equipamentos;
– Instrutores que irão ministrar os cursos.
O empreendedor ficaria com a parte administrativa e a coordenação pedagógica e técnica.

Programa de funcionamento

Através da combinação de 3 salas de aula, 3 turnos diários, durante 6 dias na semana, pode-se montar 54 turmas com 10 alunos.

Propaganda

A melhor forma de divulgação ainda é o “boca-a-boca” e a melhor forma de diferenciação é fazer o trabalho com absoluta seriedade.

Lembretes

Alguns fatores importantes devem ser lembrados para proporcionar o sucesso do empreendimento:

  • É essencial que o empreendedor detenha um amplo conhecimento de informática, ou que esteja disposto a contratar um profissional da área com esses conhecimentos.
  • Segundo empresário do ramo, “o grande segredo do negócio é o investimento em equipamentos e a atualização dos cursos de informática”.
  • Fazer parcerias junto a empresas, escolas, órgãos públicos e etc, inclusive ministrando os cursos nas próprias entidades.
Leia  Seja um Artesão e ganhe muito dinheiro com Artesanato

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar sua Escola de Informática para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990)

Outro fator importante, é o conhecimento de algumas legislações deste setor:

– Lei de Programa de computador n. 9.609/98. Promulgada em 19/02/98, substitui a Lei 7646/87, entrou em vigor na data de sua publicação,dando liberdade de produção e comercialização de softwares de fabricação nacional ou estrangeira.
– Lei de direitos autorais n. 9.610/98. Substitui a Lei 5988/73, entra em vigor 120 dias após sua publicação; foi promulgada em 19 de fevereiro de 1998. , assegurou a integral proteção dos direitos dos seus autores e estabeleceu penas rigorosas a quem viole esses direitos. Assim, piratear programas de computador se tornou crime, passível de pena de seis meses a dois anos de prisão.
– Lei de Informática nº 10.176/2001. Altera a Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, a Lei no 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e o Decreto-Lei no 288, de 28 de fevereiro de 1967, dispondo sobre a capacitação e competitividade do setor de tecnologia da informação.

Observações Importantes

– Comete crime o comerciante que importar, expor ou manter em estoque programas estrangeiros que não tenham sido registrados na SEPIN – Secretaria de Política de Informática e Automação, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Para eles, a lei prevê pena de detenção de até quatro anos, além de multa.

Leia  Como montar um serviço de conserto de tênis

– Certifique-se de que os produtos e equipamentos importados que chegam à sua loja entraram no país legalmente. Caso contrário, você poderá ser enquadrado como cúmplice em crime de contrabando.

– O Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio e Turismo é o orgão responsável pelos registros dos programas de computador. Para que possa garantir a exclusividade na produção uso e comercialização de um programa de computador, o interessado deve comprovar a autoria do mesmo, estando portanto revestido de grande importância o registro no INPI.

Entidades

ASSESPRO – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia de Informação: http://www.assespro.org.br/

ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software: http://www.abes.org.br/

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: http://www.mct.gov.br/

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro8 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro8 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro8 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro8 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro8 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro8 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro8 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Tendências