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Ideias de negócios

Montar Clínica de Estética gastando pouco

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Saiba como montar uma Clínica de Estética lucrativa gastando pouco e  sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com tratamentos de pele, da face, do corpo, aplicação de cosméticos com fins medicinais. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Clínica de estéttica

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Serviços Pessoais
Tipo de Negócio: Prestação de Serviços de Estética
Serviços Ofertados: Tratamentos de pele, da face, do corpo, aplicação de cosméticos com fins medicinais.
Situação de Mercado: Em crescimento.
Área: 40 m² a 150 m²

Apresentação

O centro de estética é uma empresa prestadora de serviços como tratamentos rápidos ou terapêuticos, externos, que objetivando a reabilitação ou melhora estética e de saúde dos pacientes, através de cosméticos e equipamentos diversos. Os pacientes passam por avaliações feitas por profissionais habilitados, esteticistas.

Mercado

A cada dia, mais e mais pessoas estão preocupadas com sua beleza. E mais, a beleza começa a estar associada a sensação de saúde, ou seja, as pessoas procuram na estética sentirem-se com mais saúde. Os centros de estética multiplicam-se a cada dia, sobretudo nas grandes capitais. Mas o mercado ainda tem fôlego para aceitar mais estabelecimentos. Com o ingresso do público masculino e o da 3ª idade a tendência é que haja aumento continuado na procura por estes serviços ainda por alguns anos.

Tendência

A entrada de produtos importados de tecnologias avançadas trazidas pelas franquias de empresas com tecnologia internacional e com a crescente importância dada pelas pessoas com a saúde e beleza, este mercado ainda tende a crescer bastante. Um fator de extrema importância é o crescente número de clientes do sexo masculino que atualmente já frequentam estes estabelecimentos.

Produto

O produto da clínica inclui a utilização dos equipamentos e o serviço prestado pelos profissionais. É fundamental que haja qualidade nos produtos utilizados, na água utilizada, no funcionamento dos equipamentos, no asseio do pessoal e das instalações. A empresa pode avaliar se comercializará, também, os produtos utilizados, e neste caso, deverá providenciar previamente o registro junto ao estado, regularizando a empresa também para o comércio, de acordo com a legislação específica. É fundamental que os profissionais da clínica sejam profissionais habilitados (esteticistas).

Alternativas

Outro público com grande poder de compra está cada vez mais tornando-se clientes de clínicas de estética: são os pertencente à 3ª idade. Esta faixa da população tem manifestado grande importância pela saúde e pela estética pessoal. Eles têm tempo e dinheiro para investir em tratamentos dessa natureza. Outro serviço a ser oferecido a qualquer público é massagem relaxante, entre outros.

A tecnologia vem trazendo inovações constantes nesta área. A própria evolução da medicina e das pesquisas na área de saúde vem colaborando para o desenvolvimento de novas técnicas e novos produtos. Computadores, câmaras de oxigênio, lasers de altíssima precisão, laser a gás carbônico, cosméticos de 5ª geração.

Uma recente e revolucionária técnica vem sendo utilizada no Brasil: o Peeling Ultra-sônico. Este equipamento estimula progressivamente a renovação da pele sem a agressão dos Peelings convencionais.

Eequipamentos

  • Peeling Ultra-Sônico Enco: Equipamento para tratamento da pele, que retira manchas e cicatrizes.
  • Thermojet Plus: Equipamento para redução de peso e medidas, no combate à celulite e na depilação progressiva.
  • Presojet: Destinado para pressoterapia computadorizada, com 20 programas diferentes.
  • Presoplus: Versão simplificada do PRESOJET, em dois modelos econômicos.
  • Bodyjet: Promove a penetração de produtos oleosos, tônicos, cremosos, gel, emulsões etc., por efeito da ressonância osmótica. Tem ação circulatória e reafirmante, faz lifting facial, corporal e regeneração de tecidos.
  • Solarium: Bronzeamento artificial rápido, eficiente e seguro com a linha de equipamentos de melhor relação custo-benefício do mercado.
  • Enerjet: Eletro-estimulador, faz ginástica passiva e eletro-acunpuntura.
  • Sonolift: Faz lifting facial sem cirurgia.
  • Quintet System: Cabine de estética facial completa.
  • Beauty Concept: Sete equipamentos em um. Multifuncional. Totalmente computadorizado.

Estrutura física

A escolha de um ponto comercial é essencial. Deverá ser considerado o melhor acesso de clientes, a visibilidade e a proximidade com o público alvo. O espaço necessário dependerá da capacidade de investimento em equipamentos, alguns deles exigem salas próprias e instalações especiais. Toda a parte hidráulica e elétrica, inclusive averiguando a capacidade elétrica do local, deverá ser investigado com o máximo cuidado.

Fornecedores

Serão fornecedores de cosméticos e de equipamentos. A aquisição dos cosméticos deve ser feita através dos distribuidores que podem ser lojas/distribuidoras ou grandes empresas que atendam através de representantes comerciais, vendedores. As pequenas distribuidoras concedem crédito mais facilmente, facilitando o fluxo de caixa para o empresário dono da clínica. Deve ser evitada a aquisição em supermercados, pois os preços são caros, não há prazos de pagamento e as embalagens não são econômicas nem adaptadas às necessidades das clínicas.

Legislação Específica

Por se tratar de uma prestação de serviço torna-se necessário alguns procedimentos tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Inscrição na prefeitura;
– Alvará da Vigilância Sanitária;
Conhecer algumas legislações para este tipo de empreendimento se torna indispensável, tais como, o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas), e o Código de Defesa do Consumidor (adequar os produtos/serviços as normas estabelecidas)
LEI 6.360 de 23.09.76 – Dispõe sobre a vigilância a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmaceuticos e correlatos, cosméticos e outros produtos. No caso da legislação estadual/municipal varia de localidade para localidade.

Entidade

Agência de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

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