Ideias de Negócios

Montar uma loja de Livros e Artigos Religiosos gastando pouco

 

 

 

By  | 10/11/2017

Saiba como montar uma loja de livros e artigos religiosos de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Livros e artigos religiosos

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário.
Ramo de Atividade: Livros e Artigos Religiosos.
Tipo de Negócio: Comércio de Livros e Artigos Religiosos.

Mercado

O empreendedor que se aventurar nesse filão vai encontrar um mercado concorrido. A disputa reúne várias empresas. Mas ainda existe espaço, já que há – com exceção dos meses de janeiro e fevereiro – demanda intensa durante todo o ano. É geralmente a partir do carnaval que atividades religiosas, como grupos de orações, seminários e retiros, costumam se intensificar.

O segmento de livros e artigos religiosos ganha a cada dia mais força e vem se expandindo. Com o despertar religioso, as pessoas estão cada vez mais buscando lojas que ofereçam esses produtos.

O crescimento das vendas de material religioso vem ampliando as oportunidades para microempresários e pequenos comerciantes.

O empreendedor

Sem dúvida, este é um ramo de atividade especial, já que, mais do que livros, imagens e objetos, o empresário do setor trabalha com o sentimento de religiosidade, esperança e fé das pessoas.

O negócio

Essas características fazem deste negócio um empreendimento muito peculiar e vão exigir do empresário, mais do que nunca, rigorosos princípios éticos, conhecimentos técnicos e espírito empreendedor atuante, essenciais à boa condução de qualquer tipo de negócio.

Localização

O local deve ser de fácil acesso e, preferencialmente onde haja grande circulação de pessoas.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com ponto comercial de 50 metros quadrados, além é claro dos móveis e equipamentos.

VOCÊ VIU?  Distribuição de equipamentos e suprimentos de informática

Móveis e equipamentos básicos

  • Prateleiras, balcões, vitrines, expositores de cartões;
  • Telefones;
  • Computador com impressora;
  • Móveis e utensílios de expedientes.

Pessoal

Além do dono, serão necessários dois funcionários para o atendimento ao público. É de suma importância que esses funcionários possuam um conhecimento sobre os produtos oferecidos. O próprio empreendedor poderá orientá-los.

Linha de produtos

Para começar, lembre-se que além de uma loja atraente e bem localizada, é importante manter sempre uma boa variedade de títulos e outros artigos religiosos, tais como, velas, terços, santinhos, imagens, medalhas, incensos, escapulários e CDs, entre outros produtos voltados aos céus.
Os amuletos também podem ser outro tipo de produto que a ser comercializado.

Comercialização

A venda é feita diretamente a igrejas e lojas especializadas.

Propaganda

Para ampliar a clientela e multiplicar as vendas, é conveniente também estar integrado a alguma congregação, além de fazer propaganda por internet e por meio de folhetos.

Alternativa

Hoje em dia o cliente está bastante exigente e por isso a entrega em domicílio é fundamental para a sua satisfação, lembrando que sempre existirão aqueles que preferem ir à loja, para manterem contato com os livros e os artigos.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

VOCÊ VIU?  Como montar uma fábrica de canudos de plástico

OBS. Existe um benefício para esse ramo. Levando-se em conta que a informação e o saber devem ser bens acessíveis a toda a população, a constituição Federal isenta do pagamento de IPI – para quem produz e ICMS – para quem comercializa. E ainda existe o benefício da não incidência dos impostos de importação sobre a compra de livros no exterior.
“Art. 150 – Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
(…)
VI – instituir impostos sobre:
(…)
d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão”.

Sites afins

Artigos Religiosos: http://www.sjoartigosreligiosos.com.br
Livraria Católica: http://www.livrarialoyola.com.br
Artigos Católicos‎: http://www.vialumina.com.br/Católicos‎
Cia. dos Livros‎: http://www.ciadoslivros.com.br/
Objetos Religiosos‎: http://www.cordis.com.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *