Ideias de Negócios

Pamonha – Saiba como fazer gastando pouco

By  | 

Como fazer pamonha, empresa caseira, fabricação industrial. Aprenda tudo sem cometer erros, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Ramo de Atividade: Indústria e Comércio
Tipo de Negócio: Comercialização de Pamonha

Pamonha

O milho há alguns séculos vem sendo utilizado diretamente na alimentação humana e de animais domésticos e, sua importância não se restringe apenas ao fato do seu grande volume mundialmente produzido. Devido ao seu alto conteúdo de carboidratos, principalmente amido, e de outros componentes tais como proteínas, óleos e vitaminas, torna-se um produto de relevante importância comercial.

O milho em função de sua composição e valor nutritivo, constitui-se num dos mais importantes cereais cultivados no mundo, sendo suplantado apenas pelo trigo e arroz.

Devido a sua multiplicidade de aplicações tanto na alimentação humana ou na alimentação animal, constitui-se ainda em excelente matéria prima que impulsiona diversificados complexos industriais.

Processo de fabricação

Pamonha é o produto obtido a partir do milho verde, adicionado de açúcar e leite e cozido dentro da própria palha do milho.
– 100 espigas de milho verde
– 2400 g de açúcar
– 4 litro de leite esterilizado

Antes de iniciar o processo de fabricação da pamonha é necessário, selecionar as espigas de milho que serão utilizadas, limpar as espigas antes do desbaste, desbastar as espigas, com facas e posteriormente, lavar os grãos retirados. O sabugo pode ser utilizado para ração animal. A palha retirada durante a etapa de limpeza, deve ser selecionada manualmente, costurada no formato de sacos e depois de costuradas devem ser lavadas.

Os grãos de milho são triturados em um triturador industrial, depois devem passar por peneiras de malha grossa. Depois de triturados está massa de milho é acrescida do açúcar cristal e do leite esterilizado, todos os ingredientes são misturados em um tacho. A pamonha é colocada nos saquinhos de palha ainda quente onde e fechada manualmente com um barbante.

O objetivo do processo de pasteurização é que o alimento fique isento da ação dos microorganismos e enzimas prejudiciais que, possam vir a deteriorar o alimento e ao mesmo tampo, o alimento deve reter ao máximo suas qualidades nutricionais. Se emprega o termo pasteurização em processos, onde a temperatura é inferior a 100oC. No caso da pamonha, a pasteurização deve ser realizada em pasteurizadores, onde a pamonha já embalada na palha é pasteurizada por cerca de 30 minutos, até a palha ficar com uma cor amarelada, com o objetivo de eliminar qualquer contaminação do produto. A pamonha deve ser esfriada e depois armazenada sob refrigeração.
O rendimento em média é de 90 pamonhas para cada 100 espigas de milho.

VOCÊ VIU?  Ovos de páscoa - Saiba como fazer gastando pouco

Receita de Pamonha

Pamonha doce

Ingredientes:
– 04 litros de massa já coada
– 01 pacote de 200 gr de manteiga
– 02 copos de óleo
– 01 litro de açúcar cristal
– 02 colheres de sopa de sal
– 01 copo de queijo mineiro ralado
– queijo fresco cortado em tiras a gosto

Modo de preparo:
– Pegue a palha, dobre ela na forma de um copo e coloque a massa, o queijo cortado em tiras, se quiser.
– Embrulhe novamente com duas palhas de milho e amarre com barbante em forma de cruz a palha e cozinhe.

Pamonha salgada com calabresa

Ingredientes:
– 1.½ litro de massa já coada
– 02 colheres de sopa de sal
– ½ copo de óleo de soja
– ½ pacotinho de manteiga
– 200 gr de calabresa moída
– 01 pitada de orégano

Modo de preparo:
– Pegue a palha, dobre ela na forma de um copo e coloque a massa já misturada nos ingredientes, o queijo cortado em tiras, se quiser.
Embrulhe novamente com duas palhas de milho e amarre com barbante em forma de cruz a palha e cozinhe.

Sites afins

Receita de Pamonha doce: http://www.tudogostoso.com.br/receita/35-pamonha-doce.html
Receitas de Pamonha: http://gshow.globo.com/receitas/tipos-de-prato/doces-e-sobremesas/pamonha
Receita de Pamonha: http://www.comidaereceitas.com.br/doces-e-sobremesas/pamonha.html

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: como fazer pamonha de milho verde, pamonha de milho verde, receita de pamonha de milho, pamonha assada, receita de pamonha de milho verde, como fazer pamonha assada, como fazer pamonha de milho, receita de pamonha salgada,     pamonha receita, máquina de fazer pamonha, como fazer pamonha, bolo de milho pamonha, receita de pamonha caseira, receita pamonha assada, receita de pamonha.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

1 Comment

  1. SILVANA CALIL

    março 27, 2016 at 5:05 am

    Parabens pelas informações sobre como montar uma pamonharia. Resido na Australia há 20 anos e estou envolvida num projeto de produtos derivados do milho. Estou surpresa com a aceitacao do publico. O problema que tenho são as embalagens: Como alternar de palha de milho para uma embalagem de plástico? Sempre que eu procurei informações com fabricantes ou outros proprietários de pamonharias, eles não me retornam. Com a demanda do produto, logo dependerei de implementar um processo industrial mais eficaz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *