Ideias de Negócios

Pão de Queijo – Saiba como fazer gastando pouco

 

 

 

By  | 22/10/2017

Saiba como fazer Pão de Queijo gastando pouco e sem cometer erros,  ganhe muito dinheiro com fabricação de pão de queijo,  aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria
Tipo de Negócio: Fabricação de Pão de Queijo
Produtos Ofertados/Produzidos: Pão de Queijo

Pão de queijo

Herança das Minas Gerais e adotado em todo o Brasil com enorme aceitação, a história do pão de queijo e das casas que o oferecem de forma exclusiva começa quando a paixão de uma cidade pelos pãezinhos redondos e fofinhos fica maior que a simples oferta esporádica em casas de lanche, bares ou lanchonetes. Consumido puro, com queijos, acompanhado de café ou chá, o pão de queijo é uma unanimidade ideal para lanches, café da manhã ou até mesmo aperitivo.

Mercado

Nestes últimos anos o pão de queijo tem virado hábito de consumo nas principais cidades brasileiras, diante deste fato, o consumo tem aumentado consideravelmente, exigindo dos empreendedores mais qualidade e mais tecnologia na produção.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 10 m², que abrigará à área de produção e a despensa.

Equipamentos

Alguns equipamentos utilizados na produção: Ralador, peneira, balança, batedeira, misturador de pó, amassadeira, pingadeira, túnel de congelamento, balanças, seladora, etc.

Matéria prima

Em cada 50 paezinhos produzidos serão utilizados:
– 3 ovos;
– 3 xícaras de polvilho (doce ou azedo);
– 1 xícara de óleo;
– 1 xícara de leite;
– 1 colher, de chá, de sal;
– 100 g de queijo ralado.

OBS. Os ingredientes do pão de queijo são basicamente ovos, leite pasteurizado, queijo mineiro ralado, óleo vegetal puro e fino, sal e manteiga de leite. Mas não existe uma receita padrão, até mesmo porque os ingredientes variam em tipo, quantidade e variedade. Enquanto algumas fábricas trabalham com polvilho doce, por exemplo, outras preferem o polvilho azedo, e outras misturam os dois ingredientes. Há também quem use somente leite para o escaldamento da mistura, enquanto outros adicionam ao leite gordura ou água – ou os dois

VOCÊ VIU?  Montar uma central de Vacinas gastando pouco

Processo produtivo

Deve seguir os seguinte passos:

– Sovar bem o polvilho, para desmanchar os carocinhos;
– Escaldar o polvilho com óleo bem quente, misturando bem;
– Escalda, em seguida, com a água bem quente contendo o sal;
– Acrescentar o fubá, o queijo e os ovos até amolecer a massa, que deve ficar mais mole;
– Untar as mãos com óleo ou gordura, para enrolar as bolinhas;
– Colocar em tabuleiro untado e assar em forno quente.
– Em seguida os pãezinhos devem ser envasados e selados naturalmente, acondicionando-os em caixas de papelão ondulado e estocados em câmara fria numa temperatura de -20°C.

Comercialização

Para distribuição em supermercados e lojas de conveniência, os pãezinhos são embalados em sacos plásticos de polietileno com capacidade para 500g ou 36g (14 unidades). Na hora do transporte, os pacotes podem ser acondicionados em caixas de papelão com no máximo 20 pacotes de 500g, lembrando sempre que a este serviço deverá ser feito em caminhões frigoríficos.

Lembrete

É de fundamental importância observar questões como localização do ponto, apresentação do produto e atendimento com qualidade, o empreendedor poderá começar a pesquisar sobre a instalação de seu novo negócio.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas leis que o empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI Nº 7967/89. Dispõe sobre o valor das multas por infração à legislação sanitária.

VOCÊ VIU?  Montar empresa de Confecção de Crachás - Passo a Passo

Sites afins

Somos fabricantes: http://www.jpan.com.br
Danio: http://www.danio.com.br
Pão de Queijo: http://www.luciliadiniz.com/Pao-de-Queijo-Leve‎

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: receita de pão de queijo de liquidificador, receita de pão de queijo tradicional, pão de queijo congelado, receita pão de queijo mineiro, receita de pãode queijo fácil, pão de queijo fácil, pão de queijo mineiro, receitas de pão de queijo fácil, máquina de pão de queijo, forma para pão de queijo,   bolo pão de queijo, receitas pão de queijo, receita de pão de queijo simples, receitas de pão de queijo caseiro, receita de pão de queijo.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *