Ideias de Negócios

Sacolas de Papel – Saiba como fazer gastando pouco

By  | 

Saiba como fazer Sacolas de Papel gastando pouco e  sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com fabricação de sacolas de papel, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria
Tipo do Negócio: Fabricação de Sacolas de Papel

Sacolas de Papel

As embalagens de sacos de papel são utilizadas para fins comerciais, principalmente em supermercados e lojas.

Mercado

O mercado de embalagens de papel caracteriza-se pelo grande número de fabricantes, diferenciados entre si apenas pelo preço e pelas condições de pagamento. É um mercado bastante concorrido, dominado pelas empresas de grande porte. As embalagens de sacos de papel são utilizadas para fins industriais e comerciais, principalmente, entre os cerealistas.

Localização

O empreendimento deverá ser instalado em galpão industrial que tenha infra-estrutura básica de água, luz e telefone. Outra sugestão para uma boa localização do empreendimento é fazer uma pesquisa sobre a existência de municípios onde os Distritos Industriais já tenham sido instalados. As Prefeituras estão criando estes Distritos Industriais com toda a infra-estrutura necessária para receber as indústrias e os prestadores de serviços, favorecendo a aquisição dos terrenos e dando alguns incentivos, dentro de sua específica tributação municipal.

Clientes

Os principais clientes os pequenos consumidores, principalmente os do comércio varejista, além das empresas que atuam nos segmentos de marketing, eventos e promoções, pequenas lojas e supermercados, feirantes, camelôs, campanhas eleitorais, empresas que se dedicam a eventos e promoções, etc.

Estrutura

A área mínima para instalação desse empreendimento deverá variar entre 300 m² a 1000 m², a disposição do maquinário deverá atender às condições de produção. Na entrada da fábrica, devem ficar as bobinas de papel para alimentação das máquinas. Logo adiante, ficarão instaladas as máquinas para produção e na sequência, as mesas para amarras e a expedição para entrega do produto acabado. Deverá ser reservado um espaço para estocagem de materiais, assim como um pequeno escritório.

Equipamentos básicos

– Máquinas automáticas;
– Máquinas de corte;
– Formadoras de sacolas modelos;
– Perfuradoras de alças;
– Bancadas de silk screen ( serigrafia para estampar sacolas);
– Prensas;
– Móveis e materiais para escritório (computador, máquina de escrever, aparelho telefônico, aparelho de fax, etc.);
– Veículo.

Pessoal

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, que deverá contar com:

– Operadores;
– Motoristas;
– Ajudantes;

A empresa deve ter cuidado adicional com os empregados da produção, que devem usar protetores de ouvido e luvas.

Matéria prima

Ter bons contatos com fornecedores de matéria-prima, também é um fator importante para o desenvolvimento de uma fábrica de sacolas de papel.

VOCÊ VIU?  Monte sua Padaria - Financiamento Aprovado

Produção

A produção é efetuada através de máquinas automáticas que trabalham continuamente, isto é, desde a entrada do filme de papel até a saída do saco impresso.
A matéria-prima, o papel kraft enrolado em forma de bobina, que é colocada na máquina automática para fabricar sacos de papel. A folha de papel é desenrolada e segue para a impressão, que é efetuada através de clichês adaptados aos cilindros rotativos.

O corte do papel é feito automaticamente com forme o tamanho programado e a seguir o vinco é feito para posterior dobra do saco.

Finalmente é feita a colagem lateral e, em seguida, a colagem de fundo. Os sacos prontos são amarrados com fitilhos de plásticos em pacotes de 5 Kg e, depois, são colocados na expedição para a entrega.

Diversificação

Para atingir vários mercados, a diversificação do produto é aconselhável desde que, através de experiência, o proprietário saiba como dividir sua produção entre os vários tamanhos de sacos de papel possíveis para não ficar com um produto que não tem saída. Um segmento promissor, é o de embalagens de papelão para frutas.

Mini fábrica de sacolas

Existem no mercado projetos para a instalação de mini-fábricas de sacolas, com opções vários tipos distintos.

Alguns lembretes importantes

– O novo empreendedor deverá buscar sempre diminuir custos, conhecer o perfil de seus concorrentes e utilizar sua criatividade para satisfazer a clientela, em termos de novos produtos, contando, para isso, com um conjunto de máquinas e equipamentos com capacidade de produção satisfatória para atender ao segmento da demanda que escolheu para atuar comercialmente;
– A divulgação deve ser feita junto aos clientes. Aconselha-se que o proprietário faça visitas a compradores potenciais, como lojas de material de limpeza, bares e restaurantes, e deixar amostras dos artigos.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Se faz importante que o futuro empreendedor tenha o conhecimento de algumas legislações específicas que regem esta atividade, tais como:
Na ABNT:
NBR 13020 – Define as dimensões das sacolas de papel.
Para maiores informações consultar a ABNT.

Sites afins

ABNT – Associação Bras. de Normas Técnicas: http://www.abnt.org.br
Gestão de Resíduos JBS: http://www.jbs.com.br/ambiental‎
Sacolas de Papel: http://www.newworldembalagens.com.br
Ecobela Embalagens: http://www.ecobela.com.br
Sacolas de Papel: http://www.agassete.com.br/sacolas.php‎
Sacolas personalizadas: http://www.betelgraf.com.br

VOCÊ VIU?  Montar uma Auto Escola gastando pouco

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *