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Ideias de negócios

Saiba como ter sucesso na Atividade Comercial

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Saiba como ter sucesso na atividade comercial com pouco dinheiro e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Requisitos essenciais para que um negócio tenha sucesso

1º. OBJETIVO DE UMA EMPRESA

Na fundação de uma empresa se coloca em jogo as esperanças, as ambições de seus organizadores e, na maioria dos casos, um capital ganhado com muito trabalho, juntado após anos de esforços e economia.

Apesar disto, a fundação de novas empresas resultam muitas vezes em fracassos econômicos. Umas fracassam totalmente. outras produzem perdas em alguns setores isolados, que , não sendo grandes, mesmo assim comprometem o bom andamento do estabelecimento comercial. Grande parte destas perdas poderiam se evitadas porque são derivadas da falta de conhecimento para organizar e dirigir a empresa.

O principal em uma nova empresa, é , em geral o seu produto, que pode ser um artigo útil e excelente, muito procurado, mas que mesmo assim, ,para que um negócio seja próspero, não basta apenas ter um produto que seja sucesso de vendas. E necessário, para se obter êxito, produzir o MELHOR produto possível, ao menor preço de venda final, para que esteja ao alcance do maior número de pessoas possível a um preço que assegure uma margem de lucro razoável.

2º REQUISITOS PARA O ÊXITO DE UM NEGÓCIO

É relativamente fácil implantar um negócio próprio, porém para que este tenha longa vida e prospere, se requer um conhecimento básico dos princípios de comércio e habilidade para interpretar este conhecimento, adaptando-se às particularidades do tipo de negócio que você escolheu.

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Não existe um tipo de negócio igual a outro, cada um tem suas particularidades e circunstâncias, porém, todos necessitam certos requisitos essenciais para seu êxito pleno, que são:

a) Produto ou serviço “vendável” , que esteja em demanda

b) Capital suficiente

c) Organização adequada

d) Funcionários competentes

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e) Normas de funcionamento adequadas e bem definidas

f) Localização comercial estrategicamente situada.

g) Espaço de venda de forma equacionada e adequada

h) Escolha correta de fornecedores de matéria-prima

i) Política de manutenção de clientes definida.

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j) Distribuição eficiente e econômica do produto.

k) Sistema de contabilidade adequado.

A seguir relataremos um a um os requisitos citados acima para uma melhor compreensão

A) Produto ou serviço “vendável”

O primeiro requisito essencial para que um negócio tenha êxito e que venda ou fabrique um produto ou serviço útil. Além de utilidade. o artigo ou serviço produzido tem que possuir outros atributos, como qualidade superior, maior eficiência ou baixo custo. Alguma ou várias de suas características devem fazê-lo sobressair-se entre os produtos e serviços da concorrência.

O fito de lançar um produto novo ou revolucionário. que não tenha concorrência no mercado constitui-se em uma vantagem considerável. Se além disso, a empresa conseguir alguma proteção por meio de palestras ou fórmulas secretas de fabricação, será privilegiada por uma posição invejável no mercado, porque o monopólio criado lhe permitira fizer um mercado abrangente e o mérito de ser o pioneiro. Competir com uma empresa que ocupe uma posição semelhante exige um esforço considerável e, por conseqüência, um investimento muito grande de dinheiro.

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Deve fizer um estudo minucioso do produto e de sua fabricação para poder descobrir todas suas possíveis deficiências e corrigi-las na medida do possível. Deverá se esforçar para conseguir uma maior perfeição no projeto, em primeiro lugar, para que o produto atinja o máximo possível no atendimento das necessidades do público consumidor e, em segundo lugar para que o processo de fabricação possa ser executado com facilidade e economia.

Para alcançar estes objetivos. os encarregados do projeto devem procurar a ajuda de pessoas experientes no ramo que possam dar orientação e sugestões e também de pessoas experientes em marketing e técnicas de vendas, que poderão dar sugestões baseadas nas expectativas do público consumidor do produto. Com um plano completo assim, poderá manter o produto em dia e estar preparado para as mudanças constantes do interesse dos consumidores.

Se uma empresa quer manter-se numa posição favorável no mercado, provavelmente terá que lançar periodicamente novos produtos ou fizer alterações consideráveis nos produtos já existentes, acompanhando o avanço da tecnologia ou as tendências de mercado. Em todo caso deve-se tomar medidas adequadas e ter tempo adequado para produzir e testar o novo produto antes de levar ao mercado consumidor, para ter segurança de que será aprovado e de que não poderá depreciar os outros que sua empresa já colocou no mercado, afinal a manutenção de uma marca também se toma um dos fatores primordiais em uma administração moderna. Uma reputação de bons produtos e bons serviços são uma poente garantia de uma empresa se manter pôr muitos e muitos anos.

Se seu negócio se baseia na prestação de serviços, o êxito pode dever-se ao fato de oferecer um serviço melhor do que os concorrentes, ou mesmo um preço inferior, ou ainda, se o elemento tempo for importante, um serviço mais rápido que o concorrente.

A pessoa que pensa em fundar uma empresa deve estudar as oportunidades que oferece sua cidade ou da comunidade que deseja estabelecer seu negócio, estudar as empresas Já estabelecidas e obter respostas às seguintes perguntas:

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a) Os estabelecimentos atuais obtêm boa margem de lucro?

b) Porquê não satisfazem os serviços ou os preços dos concorrentes?

c) Há um potencial de mercado suficiente para a entrada de uma nova empresa?

d) Que serviço extraordinário ou nova característica você poderá oferecer para que obtenha a quantidade suficiente de serviços/vendas que assegurem o funcionamento do negócio de forma satisfatória?

e) “A procura é permanente” A procura por certos tipos de serviços pode ser apenas por temporadas e você deverá informar-se das peculiaridades do mercado em que pretende instalar-se.

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Existe também o paradoxo de que alguns estabelecimentos atuais estarem obtendo ótimas margens de lucros e isto servir de ” isca“, ou seja, atrair concorrência.

A questão em dúvida e Qual a relação entre a procura do serviço em questão e a capacidade de produção existente? Se a concorrência aumenta rapidamente, existe o perigo de que se crie um excesso da capacidade de produção e desapareçam os consumidores.

Os maiores lucros se obtêm nos negócios em que o consumo é grande em comparação com a capacidade existente de produzir este produto necessário para prestar o serviço solicitado. Aqui fica a observação de somente investir em um segmento que esteja em franco desenvolvimento, e não em decadência.

B) Capital suficiente

Cada passo na criação e desenvolvimento de uma empresa cada operação de fabricação, cada atividade exige um desembolso de capital de uma ou de outra forma A grande maioria das pessoas subestimam a quantidade de capital necessária para montar um negocio sobre uma base lucrativa. Esta incapacidade de avaliação exata do capital tem sido uma fonte constante de fracassos comerciais.

Para iniciar uma empresa deve-se dispor de capital suficiente para conseguir os maquinários, matérias-primas, imóveis, projetar a organização, dar suporte suficiente para os primeiros meses de atividade e mantê-lo em marcha até que o negócio possa manter-se por si mesmo. E neste último ponto onde se produzem os maiores erros de cálculos que mais cedo ou mais tarde fazem com que a empresa tropece em graves dificuldades financeiras.

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Algumas empresas obtêm lucros desde o primeiro dia, algumas outras necessitam de um período de vários meses, ou até anos, para que os rendimentos sejam superiores às despesas.

Ao calcular o capital necessário deve-se ter em conta todas estas eventualidades. Depois que o negócio começa a dar retomo financeiro (lucro), é conveniente manter normas rígidas de retiradas e de reinvestimento do lucro obtido.

A grande maioria das empresas de porte no mundo são negócios com crescimento lento, no qual a administração foi prudente o bastante para reinvestir os lucros obtidos no próprio negocio até que este esteja em sólida e boa situação financeira.

C) Organização adequada

O terceiro requisito essencial que uma empresa deve levar em consideração para que tenha êxito e uma organização adequada. Ainda que sua empresa seja uma firma individual e não tenha que prestar contas a sócios e investidores, é necessário uma perfeita organização para que possa saber se os negócios estão tendo um bem desenvolvimento, se a atividade está sendo lucrativa e compensadora.

A quantidade de dinheiro que movimenta, a divisão de lucros, a responsabilidade dos proprietários e a autoridade da direção são alguns dos aspectos vitais da empresa que dependem da firma de organização. Algumas empresas devem ter êxito ao rigor com que é administrada por seus proprietários, que vigiam todos os movimentos e exercem um controle absoluto.

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Contudo, a sociedade entre pessoas torna-se obrigatório uma forma de organização perfeita e adaptada a situação. A divisão de tarefas devem ser rigorosas para que cada sócio mantenha sua autoridade em seu setor, formando o conjunto uma massa homogênea, sem discordância na forma administrativa.

Além de solucionar problemas referentes a participação de sócios em uma empresa, uma administração organizada e eficiente resulta num eficiente emprego do capital obtido e numa produção e distribuição adequada e a custos mais baixos.

D) Funcionários competentes

A empresa bem dirigida tem, invariavelmente, a reputação de tratar bem aos seus trabalhadores. A empresa em que ocorrem, com freqüência, problemas com funcionários, como por exemplo, greves, agitações, e aquela que, por não dar condições dignas de trabalho aos funcionários prepara ela mesmo terreno fértil a estes tipos de problemas.

Os métodos de relação Patrão / Funcionário, autoritários ou violentos pertencem a um passado e foram totalmente abolidos na administração moderna.

O funcionário exige uma remuneração eqüitativa pelo trabalho que realiza, estabilidade em seu emprego, oportunidade de ascensão a melhores cargos, segurança de ser bem tratado em todas as ocasiões, boas condições de trabalho e um bom patrão ou chefe que o oriente. A empresa que reconhece a justiça das reivindicações de seus funcionários, quando estas são justas e se esforça por satisfazê-las, está preparando caminho para ter uma equipe de pessoal contente e leal.

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O patrão moderno não contrata apenas um “empregado”, mas sim um colaborador especializado que lhe proporcionará maior lucro na medida em que for melhor tratado. A idéia atual é adaptar o homem ao trabalho. Um bom teste de qualificação quando da ocasião de contratar um funcionário, aliado a um treinamento adequado as suas instalações, permitirão a contratação de pessoal qualificado e a manutenção de uma equipe eficiente.

O trabalhador se beneficiara porque teria mais êxito em um trabalho para o Qual está apto, se interessará mais, e isto resultara em eficiência produtiva.

As boas relações com funcionários se baseiam em normas definidas, eqüitativas e justas para o patrão e empregado. Os problemas que se apresentarem a partir de então, serão facilmente resolvidos de forma concreta e imparcial.

E) Normas de funcionamento adequadas e definidas

As normas fixem os objetivos da empresa. São regras estabelecidas que servem de guia a direção e aos funcionários. Um negócio próspero se caracteriza por normas bem definidas e que estejam de acordo com os princípios comerciais e dos quais não se afastem. Se as regras comerciais adotadas por sua cidade são tradicionais, deverá de alguma forma adaptar-se a elas e seu produto/ serviço for revolucionário deverá estudar a melhor forma de criar suas regras internas para que estejam próximas daquilo que é prática usual no comercio local, levando em consideração, que os consumidores já estão acostumados com o que já esta implantado.

Se o produto / serviço for novidade absoluta, suas regras serão as que nortearão o comercio, vindo daí uma responsabilidade maior ao estabelecer estas regras.

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Antes de definir regras procure discutir com seus sócios, ou em caso de uma empresa individual, procure apresentar suas intenções ás pessoas experientes para que elas possam opinar e assim ter certeza da qualidade de normas de funcionamento. Procure apresentar as normas aos funcionários como a alma da empresa, estabelecendo e definindo exatamente a função de cada um, e não esqueça de definir regras a respeito do relacionamento da empresa com o público.

F) Localização comercial estrategicamente situada

Todas as empresas se dão conta da importância de estarem localizadas em um ponto estratégico. E freqüente a realização de pesquisas preliminares a respeito dos locais para escolher melhor aquele que se adapta ao perfil da empresa. No Brasil as vezes se cobra “direitos de ponto” ou ‘luvas“, como é conhecida a taxa pôr passar adiante o contraio de locação de um excelente ponto comercial E necessário observar vários fatores como, fluxo de pedestres, se este fluxo é constante, se trabalha e mora nas imediações etc.

A proximidade de um concorrente, ao contrário do que pode parecer, e muito favorável, desde que você possa oferecer qualidade e preço a ponto de competir com o seu vizinho.

Os melhores pontos de venda hoje em dia são os Shopping Centers, apesar de seu alto preço de custo de suas lojas. As ruas especializadas, como ocorre nas grandes cidades, onde comerciantes de setores específicos se aglomeram em uma rua ou região, também costumam ter excelentes localizações comerciais, pois quem procura pôr aquele tipo de produto irá naquele local procurar uma loja.

A proximidade á fonte de matérias primas e ao mercado do produto a disponibilidade de mão-de-obra adequada, o abastecimento de energia, a facilidade de financiamento, a disposição de meios de transportes, a possibilidade de adequação das instalações, são fatores que também devem ser levados em consideração.

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Para conseguir a localização mais adequada é necessário um estudo minucioso das necessidades da empresa, analisando cada ponto de acordo com sua necessidade. Devera sempre comparar vários imóveis para escolher aquele que mais se adapte ás necessidades da futura empresa. Deve-se levar em conta também que o custo do imóvel deve estar dentro do orçamento geral da empresa e nunca deve ser excessivo. Lembro ainda que uma empresa com endereço mal localizado é meio caminho andado para o fracasso.

G) Espaço de venda de forma equacionada e adequada

A organização do espaço interno de vendas é muito importante porque é a apresentação da empresa e unia empresa visualmente mal arrumada poderá influir negativamente na concretização da venda.

Observe o espaço do imóvel onde instalará a empresa e procure visualizar a melhor forma de instalar os equipamentos necessários. Lembre-se de utilizar móveis e equipamentos funcionais e de baixo custo, mas que ao mesmo tempo sejam visualmente agradáveis. lembre-se também como já foi citado no capitulo anterior, quanto melhor for o ambiente de trabalho, melhor será o rendimento proporcionado por cada funcionário.

H) Escolha correta de fornecedores

Se você revende algum produto. procure cientificar-se do potencial de seu fornecedor, se tem capacidade de atender satisfatoriamente seus pedidos. se em caso de uma venda maior poderá atendê-lo, se há condições eficientes de atendimento, prazos de entrega, formas de pagamento, enfim cientificar-se que tem um parceiro eficiente de negócios, isto mesmo, o fornecedor deve ser tratado como um parceiro no negócio, pois sem os produtos é impossível dar continuidade ao sistema.

Antes de se definir por um fornecedor, veja as vantagens e condições de pagamento, qualidade, sistema de entregas etc. Faca uma análise completa avaliando todos estes fatores e escolha pôr aquele que melhor se adaptar as suas necessidades, levando, inclusive, em consideração que o fato de ter o menor preço não quer dizer que pode ser o melhor fornecedor.

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Um fornecedor de ocasião, que ofereça o menor preço, mas que não tenha qualidade no produto ou pontualidade, poderá representar um potencial de problemas no futuro, como pôr exemplo, a interrupção do fornecimento sem qualquer motivo aparente ocasionando, prejuízos irreparáveis.

Com a vigência do novo Código de Defesa do Consumidor o representante, revendedor, ou mesmo a loja ou ponto de venda, também são responsáveis judicialmente pôr aquilo que vendem, sendo importante, cientificar-se se seu fornecedor esta adequadamente ajustado ao novo Código para evitar futuros dissabores.

Se o seu caso é fabricação de produtos e depende de , matéria prima, de fornecedores diversos, observe atentamente o que foi dito acima para manter uma relação equilibrada com seus fornecedores.

I) Política de manutenção de clientes definida

O bom atendimento ao cliente é uma arma que as empresas prósperas utilizam para manter estes clientes fiéis. Um ditado de comerciante diz que, “o cliente que foi bem atendido, que ficou satisfeito volta“.

Um cliente fiel sempre é sinal de lucros maiores, porque ele volta atras de promoções ou de preços baixos de ofertas, que servem mais para a captação de clientes ocasionais A possibilidade de um cliente bem atendido que compra um produto normal, de voltar a comprar naquele estabelecimento é muito grande e há ainda o flito de que os clientes habituais indicar seu estabelecimento aos amigos e companheiros de trabalho, aumentando assim sua clientela habitual e fixa.

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A margem de lucro também aumenta com clientela fixa porque não ha muito a necessidade de publicidade de varejo, mas sim de publicidade dirigida, que serve mais ainda para manter este cliente fiel a sua empresa.

Após captar o cliente, mantenha sempre ele informado sobre sua empresa, seja através de recursos como marketing direto, enviando cartas ou folhetos á sua residência, ou ainda através de telemarketing, telefonando sempre para oferecer bons negócios.

Para quem trabalha com vendas no atacado, procure sempre visitar seus potenciais clientes. Mesmo aquelas que em duas ou três visitas não tenham feito compras.

A persistência poderá levar a que ele acredite na qualidade de seus produtos / serviços e realize a compra.

J) Distribuição econômica e eficiente do produto

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Freqüentemente se discute a importância relativa entre as fases de produção e venda. Na verdade não há como avaliar, pois cada uma delas faz parte de um circulo completo e o eixo na atividade comercial esta na correta coordenação de ambas as fases.

O dinheiro obtido com a venda dos produtos paga os trabalhos executados na fábrica. Para que haja dinheiro de forma suficiente e continua para pagar os funcionário e manter a produção há a necessidade de vender os produtos. pois do contrário haveria a necessidade de fechar a fábrica. Os trabalhadores que executam o trabalho de produção tem que fabricar um produto de boa qualidade e bem apresentado , e tem que prestar um serviço rápido eficiente, porque os primeiros pedidos de venda são resultados da habilidade do vendedor, os pedidos somente continuarão devido á qualidade do produto e serviço prestado pela empresa.

A distribuição dos produtos com uma margem de lucro adequada é um problema muito mais importante do que geralmente se acredita. Muitos acreditam que a arte de vender consiste apenas em exercer uma pressão sobre o comprador, às vezes com a ajuda de publicidade, mais ou menos inteligente. Estes métodos indesejáveis podem funcionar em alguns casos, porém a empresa que os emprega pode obter pedidos pôr algum tempo, mas não continuamente como seria ideal. um bom chefe de vendas averiguá as possibilidades de vendas por meio de um estudo detalhado do território que pensa trabalhar.

Contrata especialistas que conheçam bem o mercado para identificar as necessidades e os hábitos dos possíveis compradores estudando ainda a maneira de desenvolver novos procedimentos para despertar neste público consumidor o interesse pôr seu produto.

O fator mais importante para o êxito na distribuição é provavelmente uma equipe de vendas eficiente. A criação e manutenção deste pessoal exige a escolha de um tipo adequado de vendedor, sua instrução, a direção de seus esforços e a certeza de sua participação sincera nos esforços de vendas da empresa. Este último item se obtém implantando um método eficaz e remuneração que mantenha constantemente incentivado para trabalhar e para estruturar seu território de vendas, aumentando a quantidade de pedidos e, conseqüentemente, seus ganhos.

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Uma pergunta que poucos empresários poderiam responder com exatidão é : Quanto custa vender? Pôr outro lado, qualquer um pode dizer em segundos precisamente, qual o custo de fabricação do produto.

O sistema contábil se toma mais difícil quando se trata de venda, mais do que quando da produção, porem o empresário moderno está se dando conta da necessidade de saber com exatidão qual o custo da venda e admite que a razão de que a margem de lucro não ser exatamente aquela que se esperava, pode ser debitada freqüentemente ao alto custo da distribuição (venda).

K) Sistema de contabilidade adequado

O último requisito que uma empresa deve observar para que tenha êxito, de importância vital, é um sistema de contabilidade adequado.

Ainda que cada empresa tenha um sistema de contas para fixar seus preços de venda, cada uma delas utiliza este sistema com um rigor absoluto e sabe que qualquer erro pode representar prejuízos. Um bom empresário sabe que, quando as circunstâncias não são favoráveis, e isto ocorre com uma certa freqüência em nosso pais, é melhor parar de vender do que continuar as vendas com perdas. Para definir qual o preço final do produto, é necessário realizar cálculos exatos de custo.

Neste volume você encontrará um capitulo que fala de contabilidade e custos, aprendendo assim a estabelecer preços finais. Se os competidores vendem a preços mais baratos que você certamente estará ocorrendo uma das duas coisas: ou a empresa está vendendo a preços inibidos ao custo ou tem um trabalho mais eficiente que sua empresa. No último caso, deverá estudar seus custos, descobrir onde está o erro e procurar se adaptar para diminuir estes custos.

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As anotações contábeis somente são úteis quando utilizadas como base de atuação. Como tal, podem ser extremamente valiosas nas mãos do empresário, lhe mostrando o andamento da empresa e a margem de lucro que vem auferindo. Em algumas empresas se produzem disputas entre os chefes de contabilidade e de produção. Ambos têm em mente os mesmos objetivos, que são reduzir os custos e aumentar os ganhos, devem falar a mesma linguagem, ser sinceros, tolerantes e entrar em um esquema de cooperação leal um com o outro. Esta cooperação somente é possível quando cada um compreende perfeitamente os problemas do outro.

O encarregado da contabilidade deve saber algo sobre a produção e sobre as necessidades dos encarregados de dirigi-la, para que sua classificação de contas possa estruturar-se de forma que seja possível proporcionar aos dirigentes de produção, a informação rápida e exata que necessitam.

O dirigente de produção por sua vez, necessita saber algo de contabilidade, não sobre a técnica do contabilista, mas o bastante para lhe explicar suas necessidades e poder interpretar corretamente e utilizar as informações que recebe.

Mesmo as pequenas empresas que o próprio dirigente faz as anotações deve manter anotado, pois somente assim poderá saber com exatidão quanto sua empresa está rendendo e se não há problemas, que não são possíveis de se detectar quando não há informações corretas. Um dos fatores de saúde de uma boa empresa é o controle total e absoluto de seus dados, o que só é possível com anotações precisas de todos os atos da empresa.

 

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Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

 

 

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Saber o que cobrar pelo seu trabalho

A primeira coisa a ser lembrada é que você não vai entrar num negócio para deixá-lo. Ser justo a você mesmo e aos seus clientes é o princípio que você deve seguir quando estiver colocando seu preço.

A maneira de fazer isso é determinar a quantidade que vai lhe recompensar adequadamente ao seu tempo, talento e investimento em equipamentos básicos de trabalho a trabalho.

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Não caia na armadilha de pedir menos pelos seu trabalho porque você não está trabalhando dentro de um estúdio, ou não possui equipamentos caros e novos em folha. Você ainda tem despesas gerais!

A decisão de quanto pedir pelo final de seu trabalho é algo que você deve decidir por si mesmo. A área em que você vive, a economia desta área, a competição e outros fatores de influência.

Essas são as duas maneiras básicas de avaliar sua remuneração:

1. Você pode cobrar por cada fotografia individualmente ou por trabalho. Num trabalho você deveria saber exatamente quantas fotos eles requereriam e levariam em conta pelas diferenças na sua quota de preço;

2. Você pode cobrar por hora de trabalho o que compensa pelo seu tempo e talento. Sua taxa por hora é somente o seu tempo, começando da hora em que você saiu de casa até ter terminado seu trabalho e voltado para casa. Em alguns casos, cobrar pela hora pode não ser vantajoso.

Por exemplo, seções de dança, pacotes de graduação, escolas de dança ou pequena liga de times costumam levar mais tempo que o previsto pelo cliente que poderá recusar em pagar o tempo excedido ou pedir bons descontos.

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Por outro lado, fotos comerciais, onde você pode ser chamado para tirar uma foto individual que acabe levando de 1 a 2 horas para ser feita pode ser mais interessante que cobrar por foto.

Ganhe dinheiro com ou sem crise financeira

FotógrafoSe a economia do país está boa ou ruim, uma coisa é certa – sempre existirão casamentos e trabalho para fotógrafos free-lancers. A propaganda boca-a-boca funciona bem, independente do produto ou serviço que você estiver vendendo.

Mas ela funciona especialmente bem se você for um fotógrafo no negócio de fotos para casamentos. Quando uma noiva fica satisfeita com a qualidade de seu trabalho, pagará muito pelo serviço.

Álbuns de casamento são vistos por muitas pessoas, um bom álbum de casamento pode trazer muitos clientes

A maior parte de seu trabalho virá de referências dadas pelas noivas que ficaram felizes com o seu trabalho. Você também pode promover o seu trabalho, no entanto, mostrando seu trabalho para floristas, lojas de noivas, boutiques, e buffets que normalmente tem muitos negócios relacionados a casamentos. Somente conte-lhes que você ficaria feliz de mandar-lhes o seu trabalho, se eles fizerem o mesmo.

Sempre assine contrato com a noiva de modo a não existirem desentendimentos. Especifique exatamente as fotos que serão tiradas e de quem. Sempre inclua um “Parágrafo Dispensa” que coloque que você não é responsável pelas perdas de fotografias resultantes de mau funcionamento da câmera, acidentes no desenvolvimento, ou filme perdido no envio pelo correio. Você também deve incluir um “Dispensa Modelo”, que dará a você o direito de usar qualquer uma das fotos como amostras de compras de propagandas.

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Calculando sua remuneração

Tenha certeza de que a noiva tenha entendido completamente o que é a sua remuneração e o que ela pode esperar de receber como serviço. Existem muitas maneiras através das quais você pode colocar o seu preço nos casamentos:

1. Ofereça um pacote completo que inclua uma foto do casamento no jornal, um porta-retrato formal da noiva e uma cobertura do ensaio, festa, casamento e recepção;

2. Cobertura da festa de ensaio do casamento e da recepção;

3. Casamento e recepção;

4. Só o casamento.

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Casamentos podem ser uma mina de ouro. Não é incomum que um pacote completo tenha um valor bem elevado, pesquise os preços na internet ou entre em contato com alguns fotógrafos para saber o preço.

Outros trabalhos de free-lance que podem trazer muito dinheiro a você! Recitais de escola de dança

Recitais de dança acontecem somente uma vez por ano, mas tirar fotos de lindas crianças em suas fantasias pode significar um aumento substancial de sua conta no banco. Escolas de dança existem em todos os lugares e de todos os tamanhos.

Esportes de crianças, como pequena liga de baseball, futebol, hipismo e basket oferecem uma oportunidade muito lucrativa de fazer um dinheiro fácil para um fotógrafo free-lancer.

Todos os times (e as centenas de pais que os assistem) querem fotos do grupo e individuais de todos os jogadores. A maioria das ligas terão no mínimo 8 a 10 times, com mais de 30 crianças num time, dependendo do esporte.

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A pessoa a ser abordada para trabalhar por arranjos para uma seção fotográfica seria o técnico, um diretor, comitê ou responsável. Lidar com uma pessoa só funciona melhor. Cheque com o departamento de recreação da cidade ou do Estado. Eles saberão quem estará usando suas facilidades.

Fotografia de casas, apartamentos e de arquitetura

Fotógrafo CasaAlguns de seus melhores clientes podem ser agentes de imobiliária, contratadores comerciais e residenciais e arquitetos. Agentes de imobiliária sabem que fotografias são mais efetivas em fazer propagandas de casas ou negócios do que um classificado típico. Fazer toda a listagem de um imóveis pode aumentar sua renda substancialmente.

Fotografias de seguros

Empresas seguradoras reembolsarão um plano de seguros de um proprietário somente por aqueles itens que tiverem documentado. Cada vez mais, os regulamentadores estão impulsionando seus clientes a fotografar tudo que é coberto pelo seu seguro em suas casas ou negócios. É difícil argumentar com um inventário fotográfico e, por essa razão, as pessoas pagarão para que você fotografar suas propriedades e organize-as em uma caixa de depósitos segura.

Organize um serviço de inventário fotográfico de seguros e negócios do tipo. Com essa ideia, você contata empresas de seguros e determina se elas aprovarão e endossarão as fotografias que você tirar dos planos de seguros de casas, negócios pessoais e negócios de reclamação a respeito de propriedades.

Muitas aprovarão e, através delas, trabalhando também com a ajuda de um agente segurador da própria agência ou por conta própria. Entre em contato com os donos das propriedades e venda a ideia de tirar fotografias dos bens de decoração e outros objetos da casa que eles tenham colocado no seguro.

Você tira fotos – um inventário dos bens na forma de fotos endossados e de tudo que eles estejam reivindicando ou gostariam de colocar em reivindicação numa apólice de seguros – e então identifique as fotografias, dando um jogo delas para o dono da propriedade e outro jogo para seu agente segurador ou para a empresa.

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Inventários de fotos de propriedades de decoração e pessoais ainda é um negócio novo, mas em todos os lugares nos quais ele tem sido introduzido é definitivamente comprovado de ser uma super fonte de renda para as pessoas que tenham vontade de se apressarem em ganhar.

Porta retratos de família

Porta Retrato FamíliaQuando você tirar fotos de famílias, é melhor que não utilize um estúdio. As pessoas sempre agem e parecem mais naturais quando estão em seus próprios lares ou quintais. Os animais de estimação da família também são fáceis de serem incluídos quando estão aos arredores da família.

Você pode divulgar seu próprio serviço “fotografia de família em área exterior” no jornal de Domingo e na internet. Note o fato de que eles não terão nem mesmo que deixar seus confortos e privacidade de suas casas, porque você irá até eles. Cobre um taxa inicial,  mais despesas de viagem e outros custos de fotografia.

Igrejas e Sinagogas

Quando os membros da Igreja tornam-se velhos o suficiente para se tornarem membros regulares, eles são confirmados e admitidos oficialmente na Igreja. As Igrejas sempre querem grupos de fotos da classe inteira, mais fotos individuais de cada família. Um bar mitzvah na fé Judaica é parecido com o de ser confirmado.

Quando um garoto completa 13 anos, torna-se então um membro reconhecido de sua religião e a Sinagoga numa cerimônia especial. Com uma confirmação e um bar mitzvah há ocasiões muito alegres que são seguidas por uma recepção pela família, amigos e membros religiosos.

Shows de animais e fotos de animais de estimação

Fotógrafo de animais de estimaçãoAnimais de estimação e outros animais adicionam-se a um negócio multibilionário na América. O que os donos de animais gastam todo ano em comida, tratamento, lugar para o animal sentar, andador, produtos de saúde e acessórios é de ficar espantado.

Ofereça seus serviços como um fotógrafo de animais de estimação e outros animais e eles também comprarão de você. Existem fotógrafos free-lancers que fazem uma boa qualidade de vida indo somente de um show a outro que destaque cavalos, gatos e cachorros.

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Entre em contato com veterinários locais, sites e associações de animais de estimação, dessa forma saberá onde e quando haverá eventos.

Negociantes de antiguidades e leiloeiros

Alguns negociantes de antiguidades tem fotos tiradas de seus itens para vender, e mandam as fotos ou slides coloridos de partes especiais ou diferentes para outros negociantes ou clientes. Quando leiloeiros são contratados para leiloarem itens de um estado, falência, um grande negócio ou indústria, ou qualquer outro trabalho que tenha itens de valor em suas listas de venda, eles usarão freqüentemente slides coloridos para TV, anúncios classificados, brochuras e outras fatias promocionais.

Cursos de golfe e clubes de campo

Você pode fazer algum dinheiro fácil fazendo parceria com um clube de golfe ou clube esportivo para ter fotos de ação tiradas de jogadores de golfe quando houver torneios e tiver muita gente. Organize sua câmera deixando-a pronta para algumas fotos de ação enquanto cada jogador dá seu golpe.

Fotos de crianças e pônei

Voltando aos anos 40 e 50, os fotógrafos viajariam pelo país e iriam de porta em porta. Por uma remuneração extra, as crianças poderiam colocar um chapéu de cow-boy, coletes e feno e subir num pônei mansinho para terem suas fotografias tiradas.

Tudo o que você deve fazer é alugar um pônei manso, ter umas três peças (um tamanho serve para todas as crianças) de roupas de cow-boy e um assistente presente no caso do pônei se tornar arisco, ou da criança decidir pular do pônei. Então faça uma parceria para aparecer em festivais de “dias loucos”, festivais, carnavais de escola, reuniões de família, promoções de shopping centers, paradas ou qualquer outro lugar onde as muitas pessoas aparecem reunidas.

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Fotografando escolas e bandas comunitárias

Banda de RockFaça parceria ou acordo com a banda ou o clube para tirar fotos coloridas da banda e de seus membros. Mande pelo correio amostras de impressões para diretores de bandas fora de sua região e arranje encontros para mostrar seu trabalho e explicar as ofertas do pacote e remuneração.

Fotos de graduação

Entre em contato com o consultor de classes avançadas e faça um acordo para tirar fotos de alunos avançados em suas capas e gorros enquanto exercitam antes da cerimônia de graduação.

Fotografias dentro de lojas

Uma das idéias mais fáceis é visitar uma loja de roupas de criança em um de seus movimentados shopping centers, ou o departamento infantil em uma de suas grandes lojas de departamento. Venda ao gerente ou ao dono da loja a ideia de se colocar num canto da loja ou departamento e tirar fotos das crianças compradoras.

Ele pode promover o fato de você estar na loja tirando fotografias por preços especiais durante algumas horas – talvez nas tardes de Sexta-Feira ou o dia inteiro nos Sábados – nas propagandas dele, de maneira que ele patrocine suas figuras em sua loja por causa de você.

A maioria das lojas, dentro de boliche e outros negociantes a varejo, ficarão gratos em dar suas partes disso para você, porque isso traz os clientes de volta aos lugares de negócios e providencia outras oportunidades de venda para eles.

Você deveria visitar todas as casas de festas para crianças e contar aos seus donos a respeito dos seus serviços como fotógrafo. Quando tiver uma festa de aniversário, ele irá convidá-lo para tirar fotografias.

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Outro lugar muito importante para prospectar seus serviços. Buffets e halls de eventos para casamentos e outros eventos. Deixe o dono saber de seus serviços e você será considerado como um fotógrafo para o próximo evento.

Hotéis e convenções ou seminários.

SeminárioMuitos seminários estão tomando espaço por toda a cidade e você deveria estar nesses lugares para tirar fotografias. Você deveria apresentar-se para a pessoa responsável pelos eventos no hotel e contar-lhe a respeito de seus serviços e experiências. Você deveria sempre oferecer a esta pessoa uma parceria se ela recomendar você ao trabalho e também sempre manter sua palavra e pagar sua parte. Você pode oferecer-lhe 10% do seu lucro .

Eu vejo com muita freqüência festas de aniversário sendo feitas em restaurantes. Isso também poderia ser uma outra excelente oportunidade de fotografia e o dono do restaurante deveria informá-lo, quando possível, da oportunidade.

Vista um ajudante numa roupa de palhaço e tire fotos das crianças no colo dele ou com ele pondo seu braço em volta das crianças. Ponha um quadro de propaganda de sanduíche num ajudante e faça-o caminhar pelo shopping center fazendo propaganda do fato de você estar na Loja de Crianças tirando fotografias.

Promova um concurso de “Bebê do Ano” onde você tira fotos dos bebês, disponha as fotos num “quadro de amostra” e ofereça um cachê mais o preço de merchandise.

Organize uma barraca num meio arborizado e promova “Foto instantânea”. Seja um fotógrafo andante e tire fotos espontâneas de fregueses e promova um concurso de “O freguês do ano”. Trabalhe com um palhaço e tenha-o “grudado” às crianças e pergunte se elas gostariam de tirar fotos com ele. Crie um jogo portátil barato, como um avião, um carro de corrida, cumprimentando uma pessoa famosa numa cena ou “figuras de balão” e tire fotografias de pessoas de pé ou nesses jogos.

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Vá até um jogo de futebol e tire fotos dos jogadores. Vá até os centros de boliche e tire fotos espontâneas dos jogadores em ação. Faça o mesmo sempre que tiver um evento de esportes acontecendo. Esteja no lugar certo e sempre pronto que houver uma oportunidade de tirar fotos de times.

Você deveria seguir ou contratar alguém para seguir uma Pequena Liga de Times, através de sua estação e tirar fotos espontâneas e de ação. Você deve então colocar as melhores fotografias num álbum de fotos com o nome do time e o ano na frente. Você deveria ser capaz de vender um desses álbuns para cada membro do time.

Também existe a ideia de “apenas sair andando pelo parque” numa tarde de domingo. Você pode tirar espontâneas e interessantes fotografias de casais, crianças e pessoas em geral passando o tempo com seus parentes.

Não perca de vista os anúncios de novos nascimentos. Mande literatura de propaganda para as novas mães e siga com esforços de novos telefonemas para organizar fotografias de recém nascidos.

Não perca de vista as notícias de casamentos nos jornais dos fins de semana. Mande suas literaturas de venda para noivas e siga com esforços de telefonemas para tirar fotos de casamentos.

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Uma vez que você tenha decidido usar sua câmera para gerar rendas extras e seja isso o que você realmente pretende fazer, saia e use sua câmera, comece a tirar fotos e dê a si mesmo a oportunidade de criar. Dê a si mesmo essa chance e você rapidamente vai ser implorado a pensar em muitas centenas de idéias para tirar fotografias, idéias de merchandising para promover seus serviços e ângulos de venda para aumentar seus lucros.

O mais importante é começar, independente do quanto pequeno você começar, e comece a seguir a ideia. Essa ideia que pode produzir novos conceitos para o lucro de cada dia da semana. Uma ideia que pode ser divertida, assim como também ter retorno financeiro para você! Você tem a ideia e o plano – o resto é por sua conta. Você pegou a bola; agora corra com ela!

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Ideias de negócios

Como montar um ateliê de costura – Passo a Passo

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Ganhe muito dinheiro com serviço de Costura, saiba como montar um Ateliê de Costura lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ateliê de costura

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Produtos ofertados: Serviços de costura

Apresentação

A história da costura é a história de muitas coisas, muitas pessoas e de uma infinidade de sucessos. É assim também com os ateliês de costura. Versão mais glamourosa das boas e velhas costureiras de bairro, ele oferecem excelentes oportunidades de lucros para quem gosta de moda e quer investir em serviços e produtos personalizados.
Em resumo, o ateliê consiste em fazer sob medida roupas de festas, para noivas, para teatro e até prêt-à-porter (vestimentas de uso diário).

Mercado

Os ateliês de costura vêm sendo estimulado por diversos fatores. A indústria têxtil brasileira, por exemplo, voltou a oferecer tecidos com padrão internacional, como resultado da política de investimentos no setor.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área que vária entre 20m2 a 80m2, divididas em ambientes, como: Sala de espera (onde os fregueses podem ver televisão e consultar revistas de moda enquanto aguardam sua vez), o escritório e a linha de produção, que deve ter os equipamentos e móveis distribuídos na seqüência de produção.

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Investimento

Irá varair de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar entre 15 mil a 30 mil Reais.

Equipamentos

As principais máquinas necessárias em um ateliê de costura são industriais. Mas é bom ter pelo menos uma doméstica para adaptar acessórios, pregar botões e zíperes ou casear, não esquecendo do móveis e equipamentos do escritório.

Pessoal

É possível começar com uma estrutura de apenas quatro funcionários.

Começando no ramo

Para quem vai ingressar no ramo, se manter atualizado, sobre o que acontece na moda é fundamental, para sugerir à clientela desenhos e cortes que se diferenciem das roupas convencionais encontradas nas lojas.

Atendimento

As pessoas são atendidas com hora marcada. O objetivo é dar a maior atenção possível ao cliente e organizar o fluxo de produção.

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Clientela

A clientela em geral é formada primeiro por parentes e amigos e em seguida por indicações, aliás, em muitas das situações os clientes se tornam principal fonte de informações para mudanças, seja no atendimento como também na área produtiva.

Fornecedores

Ter contato com bons atacadistas, que entreguem periodicamente e forneçam amostras dos tecidos, para facilitar a escolha do cliente, é fundamental.

Estoques

Adotar as compras programadas, afinal, não há necessidade de grandes estoques de tecidos e aviamentos, pois eles podem ser comprados conforme as encomendas.

Formação

O empreendedor pode recorrer a cursos básicos, que ensinam corte, costura, modelagem, desenho e estilo em níveis técnicos de segundo ou terceiro graus.

Parcerias

Caso o empreendedor opte por terceirizar a confecção, é fundamental escolher parceiros experientes e que cumpram prazos de entrega.

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Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Entidades

ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção: http://www.abit.org.br/

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ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário: http://www.abravest.org.br/

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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Ideias de negócios

Criação de Avestruz – Passo a Passo

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Saiba como montar uma Criação de Avestruz lucrativa gastando pouco e  sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com a venda de ovos e filhotes de Avestruz. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Criação de avestruz

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Agroindústria
Tipo de Negócio: Estrutiocultura
Ramo de Atividade: Criação Avestruzes

Apresentação

Este é o “Struthio camellus australis”. Apresentado assim, por seu nome científico, o avestruz provavelmente seria reconhecido por pouquíssimas pessoas. Mas um número cada vez maior de criadores já sabe que apesar de ser uma ave desengonçada e que não voa (pertence ao grupo das ratitas), ela pode produzir bons lucros.
Originário da África (Namíbia Botswana, África do Sul), e definido no dicionário como “grande ave terrestre, incapaz de voar, mas muito veloz na corrida, com dois dedos em cada pé, mais de 100 kg de peso e 2m de altura”, o avestruz também está lá identificado como ave onívora que vive nos descampados da África e da Arábia.

Estrutura

A estrutura irá variar de acordo com a idade do avestruz, ou seja, de:

– 0 a 3 meses: Abrigo de 1 a 3 metros quadrados por cabeça, a área externa deve variar de 20 a 100 metros quadrados por cabeça;
– 6 a 20 meses: 20 a 25 cabeças por hectare;
– Adultos: 600 metros quadrados por hectare.

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É importante lembrar que os abrigos precisam receber o máximo de ventilação possível. O piso não pode ser escorregadio e deve ser de fácil limpeza.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Pessoal

Não é necessário mais que um funcionário para o manejo de 10 casais de avestruzes. Como o manejo é muito simples pode-se utilizar um funcionário que por ventura já trabalhe na propriedade em outros afazeres.
No caso do veterinário, não é preciso mais que uma visita mensal de um veterinário, visto que, o avestruz é uma ave muito resistente.

Inicio dos negócios

O número mínimo de animais para iniciar é de Um macho e duas fêmeas.

Características do avestruz

– Adapta-se a qualquer clima (desde o semi-árido da Austrália e África, até as baixas temperaturas e a neve do Canadá);
– É resistente a doenças e não exige grandes cuidados;
– Aos 12 meses, o avestruz pode ir para o abate;
– Dos 20 meses aos 35 anos a fêmea produz ovos (durante 6 meses por ano ela bota um ovo a cada dois dias, atingindo de 40 a 100 ovos, com apenas 30 ou 35 sobreviventes) e com dois anos, ela está em idade de reprodução, gerando aproximadamente 20 filhotes por ano;
– Adulto, o avestruz atinge 2,5 metros e pesa 100 quilos, vivendo em média de 50 a 70 anos (30 dos quais em plena fertilidade). Sua fase reprodutiva é três vezes maior, por exemplo, que a de uma vaca. Cada fêmea gera, por ano, cerca de 30 filhotes e o abate do avestruz – que rende até 37 kg de carne – é feito entre 10 e 12 meses. O animal produz ainda 1,3 m2 de couro e 1 kg de plumas.

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Espécies de avestruz

As principais espécies são: African Black, Red Neck e Blue Neck.

Alimentação de avestruz

Cada filhote consome cerca de 200g ração/dia. Crescido, o avestruz consome 2 kg de ração/dia.

Cuidados com a ave

O cuidado com a ave é nos primeiros três meses, quando ela deve ficar em local isolado, protegida do vento e da chuva. Nessa idade, os filhotes atingem 70 cm e 15 quilos. Após esse período, são transferidos para um curral com 1000 m².
O terreno deve ter um cercamento duplo para evitar fugas, já que os avestruzes são aves muito velozes e embora dóceis, escapando, ninguém as alcança, além disso, a área deverá estar limpa de todo tipo de entulho e objetos que possam prejudicar aos animais, pois como os avestruzes são muito curiosos, eles comem o que estiver por perto.

A carne de avestruz

A carne de avestruz apresenta algumas características

– Possui um ótimo sabor, comparando-se ao sabor de uma picanha;
– É saudável como um peito de frango;
– É apontada como uma das carnes com menor índice de gordura e colesterol, etc.

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Produtos

Quem não quiser dedicar-se ao abate das aves, pode voltar-se exclusivamente para a reprodução, que proporciona maior rentabilidade. Carne, couro e plumas podem ser comercializados no segundo ano de criação. O couro, utilizado na indústria de sapatos e bolsas, hoje substitui o couro de jacaré; as plumas são usadas em fantasias de carnaval e na fabricação de espanadores; e até mesmo os ovos são aproveitados, podendo receber pintura como se fosse uma tela e assim transformar-se em peças artísticas, ou ainda dar origem a outros itens como broches, figuras esculpidas na casca do ovo e tantas outras técnicas artísticas.

Sugestões para facilitar o processo de criação

  • Alguns criadores sugerem (para a iniciar uma criação) 1 macho, 2 fêmeas e 30 filhotes. A estrutura que deverá servir a esse número de animais deverá ser a seguinte: duas áreas com 1.400 m2 cada; Uma para o trio (1 macho e 2 fêmeas) e outra para a criação de 30 filhotes.
  • Comprar filhotes com idade acima de 3 meses, pois são mais resistentes. Avaliar, ainda, se os animais têm olhar inquisitivo, pescoço ereto, cabeça erguida, pernas e dedos alinhados, boa cobertura de penas e altura entre 1,10 e 1,30 metro.
  • Ter cuidado redobrado ao comprar reprodutores, com exceção da África do Sul, a criação é relativamente recente em todo o mundo.
  • Criação em “Colônias”, consiste em vários trios numa área maior. Nesse caso porém, em função do tamanho da área, o manejo dos animais é muito mais trabalhoso e os corredores entre os piquetes deverão ter pelo menos 1 m de largura, a cerca externa deverá ser de tela trançada com uma altura de 2,5 m (para evitar a entrada de predadores e a interna poderá ser de arame liso ou tela de 1,5 m de altura).
  • Algumas empresas terceirizam incubadoras, onde os ovos ficam por 45 dias, livrando o pequeno criador de gastos com uma instalação apropriada. As fêmeas podem chocar os ovos, mas os riscos de perda aumentam.
  • A Exportação também é um filão apreciável, o avestruz é muito valorizado no mercado internacional. Produto de qualidade diferenciada, a carne de avestruz destina-se a um nicho de mercado que consome produtos light e caros.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

OBS. Caso o empreendedor queira constituir-se com pessoa jurídica.

Algumas legislações que futuro empreendedor deve ter conhecimento:

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Existem dois organismos que regulamentam e disciplinam a criação de avestruz no Brasil, o MAA “Ministério da Agricultura e do Abastecimento” e o IBAMA “Instituto Brasileiro do Meio Ambiente”
Ministério da Agricultura e do Abastecimento:
– INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4 . Aprova as normas para registro e fiscalização
dos estabelecimentos avícolas.
– PORTARIA Nº 116/96. Regula as condições para importação de Matrizes aves para reprodução.
– PORTARIA Nº 144/97. Restringe a importação de aves exóticas.
IBAMA:
– Instrução normativa nº 02/01. Sobre a nececidade e controle de identificação animal.
– PORTARIA N° 102/98. Sobre a implantação de criadouros de animais da fauna silvestre exótica com econômicos e industriais.
– PORTARIA Nº 029/94. Sobre a importação e exportação de animais da fauna silvestre
Brasileira e da fauna exótica.

Registro Especial

– Registro no S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal). Exigência feita para que o criador possa colocar seu produto no mercado. Sua concessão esta vinculada à manutenção de instalações idênticas às utilizadas para beneficiamento de pescado.
– Registro no Ibama. Exigência feita para se criar o avestruz, no caso de importação dos animais existem regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.
– Registro como produtor rural. Exigência feita para comercializar o animal vivo.
Na comercialização do produto processado (carne ou pratos prontos), o empresário deverá informar-se a respeito dos registros necessários para sua legalização, já citados acima (Legislação Específica).
Em resumo:
Comercialização:
– Em Nível Municipal. No município onde está instalado, basta efetuar o registro na Vigilância Sanitária Municipal (quando houver);
– Em Nível Estadual. No Estado, o empresário deverá registrar sua empresa no IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo;
– Em Nível Nacional. O registro deverá ser feito no SIF – Serviço de Inspeção Federal. O órgão responsável no Espírito Santo é o Ministério da Agricultura.

Entidades

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: http://www.agricultura.gov.br

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ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária http://www.anvisa.gov.br

ACAB – Associação dos Criadores de Avestruz do Brasil http://www.acab.org.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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